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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ementa das eletivas

UPDATE: Adicionado o número das eletivas no aluno online, conforme requisitado. Uma pessoa havia nos pedido o endereço do blog do depto de ciencias sociais. Ele não está atualizado com essas eletivas que publicamos aqui, mas para quem quiser ver, é só acessar em http://www.ciencias-sociais-uerj.blogspot.com/.

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Caros,

Enviamos as ementas das eletivas que nos foram enviadas pelo departamento até agora. Qualquer novo contato avisarmos por aqui!

Tópicos especiais em Sociologia XVIII - IFCH02 06894
Trajetórias Intelectuais de Cientistas Sociais em países língua portuguesa

Professora: Helena Bomeny
Limite matrícula: 20
2010-1

O objetivo do curso é promover uma discussão sobre trajetórias intelectuais de cientistas sociais no Brasil e em Portugal. Ao analisar diferentes trajetos profissionais e pessoais, pretende-se aprofundar o debate acerca dos processos de construção das carreiras intelectuais e as relações entre os problemas de pesquisa e a sociedade mais abrangente onde se desenvolvem.
Serão apresentadas obras fundamentais para a história das ciências sociais no Brasil e em Portugal. Além disso, a proposta do curso prevê leitura de fontes primárias, tais como entrevistas orais, audiovisuais, bem como memoriais, documentos, cartas e outros materiais do arquivo pessoal dos próprios cientistas sociais.


Indivíduo e sociedade - IFCH02 03471
Tema: Corpo e identidade
Profa. Claudia Barcellos Rezende
1º sem. 2010

Neste curso, pretendo discutir como o corpo é frequentemente o foco de construções identitárias nas sociedades ocidentais modernas, colocando questões significativas para a relação entre indivíduo e sociedade. Com uma seção introdutória teórica sobre o corpo nas ciências sociais e as teorias da identidade, analisaremos como a construção da identidade em torno do gênero, da raça e da juventude tem o corpo como alvo de elaboração. Por fim, trataremos como as novas tecnologias reprodutivas alteram o modo como o parentesco vem a fornecer uma base para a identidade pessoal.

Bibliografia preliminar:
MAUSS, Marcel. “As técnicas corporais”. In: ___. Sociologia e Antropologia vol.II. São Paulo, EPU, 1974.
LEVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Cap. 20 “Uma sociedade indígena e seu estilo”. Rio de Janeiro, Companhia das Letras, 1996.
DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo, Ed. Perspectiva.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Cap. 1 “Os corpos dóceis”. Petrópolis, Vozes, 1977.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Cap. 3 “A trajetória do self”.
MELO, Mariana Leite de. Dois pesos e duas medidas: ‘ser gorda’ e os vigilantes do peso”. Cap. . Dissertação de mestrado, PPCIS/UERJ, 2004.
SABINO, César. “Musculação: expansão e manutenção da masculinidade”. In: Mirian GOLDENBERG (org.). Os novos desejos: das academias de musculação às agências de encontros.
NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. ___. Tanto preto quanto branco. São Paulo, T. Queirós, 1985.
MAGGIE, Yvonne. “Aqueles a quem foi negada a cor do dia: as categorias cor e raça na cultura brasileira. In: Marcos Chor Maio e Ricardo Ventura Santos (orgs.) Raça, Ciência e Sociedade. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 1996
FONSECA, Claudia. “A certeza que pariu a dúvida: paternidade e DNA”. Revista Estudos Feministas, 12 (2), 2004.
SALEM, Tania. As novas tecnologias reprodutivas: o estatuto do embrião e a noção de pessoa. Mana, 3 (1), 1997


Departamento de Ciências Sociais
Curso: Tópicos Especiais em Antropologia (Antropologia das Emoções) - IFCH02 06904
Profa. Maria Claudia Coelho
2010.1

Proposta:

Este curso pretende discutir os limites e possibilidades de construção das emoções como um objeto de análise das ciências sociais. Recorrentemente associadas, no senso comum ocidental, aos universos da “natureza” e do “indivíduo”, as emoções parecem, por isso mesmo, refratárias ao olhar das ciências sociais. Entretanto, apesar dos esforços fundadores de autores clássicos como Georg Simmel e Émile Durkheim de exclusão do “psicológico” do raio de alcance das ciências sociais, ao longo da história destas disciplinas podemos ver uma oscilação entre esta exclusão e tentativas paralelas de encompassar as emoções no rol de objetos das ciências sociais.

Este curso investiga essa tensão, estando estruturado em três momentos: a – modelos teóricos para o estudo da relação indivíduo-sociedade; b – exame das “gramáticas sociais” das experiências emocionais descritas, pelo senso comum do Ocidente moderno, como singulares e individualizantes, tais como o amor, a solidão ou a saudade; c – investigação da dimensão micro-política das emoções, ou seja, da capacidade de algumas emoções (tais como a compaixão, o desprezo ou a humilhação) de reforçar/alterar/dramatizar as macro-relações de hierarquia e poder à luz das quais se dão as relações interpessoais.

Bibliografia Básica
BENZAQUEN DE ARAÚJO, Ricardo e VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo (1977). “Romeu e Julieta e a Origem do Estado”. In: G. Velho (org.). Arte e Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar.
CASTRO, Celso. (2001). “Homo Solitarius: notas sobre a gênese da solidão moderna”, in Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares - PPCIS, UERJ.
COELHO, Maria Claudia. (2006). O Valor das Intenções – dádiva, emoção e identidade. Rio de Janeiro: Ed. da FGV.
DELUMEAU, Jean. (1989). História do Medo no Ocidente. São Paulo: Cia. das Letras.
ELIAS, Norbert. (2001). A Solidão dos Moribundos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
GAY, Peter. (1995). O Cultivo do Ódio. São Paulo: Cia. das Letras.
LOURENÇO, Eduardo. (1999). Mitologia da Saudade. São Paulo: Cia. das Letras.
REZENDE, Claudia Barcellos. (2002). Os Significados da Amizade. Rio de Janeiro: Ed. da FGV.
SIMMEL, Georg. “Fidelidade: Uma tentativa de análise sócio-psicológica”. Trad. Mauro Guilherme Pinheiro Koury. RBSE, v.2, n.6, pp.509-515, João Pessoa, GREM, Dezembro de 2003.
VINCENT-BUFFAULT, Anne. (1988). História das Lágrimas. Rio de Janeiro: Paz e Terra.


Tópicos Especias em Antropologia XVII ( Religião e Etnicidade)
Relações étnicas e religiosas
Profª: Marcia Contins


O propósito deste curso é discutir categorias etnicidade, raça e religião na literatura antropológica. Assumindo como ponto de partida analítico a noção de “fato social tota” (Marcel Mauss), vamos focalizar o processo pelo qual essas categorias vieram a se individualizar no contexto moderno, assumindo significados próprios. Através da literatura produzida sobre religiões afro-brasileiras, nosso objetivo é discutir situações nas quais essas categorias aparecem de forma não individualizadas, onde a própria “identidade étnica” aparece embutida nas representações religiosas. Nos contextos das religiões afro-brasileiras, a identidade é representada como se decorresse da própria ascendência africana. Categorias como raça e etnicidade são categorias reinterpretadas em cada geração, por cada indivíduo e portanto não simplesmente passado de geração em geração, apreendido e ensinado, mas um processo dinâmico e impossível de ser reprimido ou rejeitado. É a partir deste ponto de vista que estaremos trabalhando com autores e textos que tratam das inter-relações entre o tema da etnicidade, raça e da religião.

Bibliografia:

BARTH, F. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. In: O guru, o iniciador. Rio, ContraCapa, 2000. P.26-67.
CASHMORE, Elias. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo, Selo Negro ed.2000. Verbetes Etnia e Raça.
CUNHA, Manuela Carneiro da. “Etnicidade”. Pg.83-119. In: Antropologia do Brasil; mito, história, etnicidade. São Paulo, Brasiliense, 1986.
DURKHEIM, E. “A noção de alma” (cap. VIII0 p.251-288.2. “A noção de espíritos e de deuses” p.285-317. In: As formas elementares da vida religiosa. Rio, Martins Fontes 2000.
MAUSS, marcel “Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção do eu”.
BOAS, Franz. “The problem of race”. (p.18-62); 2. “The interrelation of races” p.62-80. In: Anthorpology and modern life. New York, Dover, 1962. 6. Boas, Franz. “Race”. In: Race and democratic society. New York, J.J. Augusti Publisher. 1946.p.5-82.
WEBER, Max. “Comunidades étnicas”. In: Economia e Sociedade, vol.2.
RODRIGUES, Nina. “Os africanos no Brasil”. São Paulo, Cia


Tópicos Especiais em Sociologia XII-
( Cinema e Comunicação de Massas )

Segunda M1/M2 Quarta M5/M6 -
Prof. Dario de Sousa e Silva Filho

O cinema é a expressão cultural que mais se destaca dentre os meios de comunicação de massas. Os chamados mass media não só ampliaram a acessibilidade à informação, nem só transformaram o tempo de transmissão das mensagens. Eles afetaram a percepção do mundo pelos agentes. Isto se aplica à relação entre a obra de arte e seu observador, ao sentido da mídia como meio popular de entretenimento ou reflexão, a politização da mensagem midiática e às noções veiculadas de ética na vida coletiva (fascismo, machismo, belicismo, racismo, limites da alteridade, respeito). A proposta do curso é abordar os conceitos de Sociedade de Massas, Industria Cultural, Alienação a partir da leitura de Adorno, Hokheimer e Benjamin, trazidos ao debate por autores contemporâneos como Kellner, Harvey, e o filósofo brasileiro Sergio Paulo Rouanet.
Ao longo das aulas e leituras discutiremos as perspectivas teóricas no debate segundo os produtos da sociedade de massas desde os anos 80 , representados em filmes: “Farenheit Onze de Setembro” de Michael Moore; “Um dia de Cão” de Sidney Lumet, “Rambo” de Ted Kotcheff, “Blade Runner” de Ridley Scott; “Poltergeist” de Steven Spielberg; “Faça a Coisa Certa” de Spike Lee, , “Clube da Luta” de David Fincher. O curso tambéms e propõe a servir de introdução à apreciação e ao debate sobre o cinema. Com base nas abordagens de Kellner confrontaremos a cultura da mídia cinematográfica com a estética e as expressões diversas e surpreendentes do cinema não holywoodiano tais como os que necessariamente assistiremos em sala:

“Amarcord” de Federico Fellini
“Os Sete Samurais” de Akira Kurosawa
“Os Amantes de Pont-Neuf” de Leos Carax
“Asas do Desejo” de Win Wenders;
“L’armata Brancaleone” de Mario Monicelli;
“Trainspotting” de Danny Boyle
“Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo’’ de Sergio Leone
“Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues
“Macunaíma” de Joaquim Pedro de Andrade

Pré-requisitos: Gostar de cinema.

* Eletiva Universal (os alunos de outros cursos de graduação devem pedir quebra de pré requisito de sociologia

Bibliografia:

ADORNO, Theodor & HOKHEIMER, Max. “A Indústria Cultural:
O esclarecimento como mistificação das massas” in A Dialética do Esclarecimento", Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. _Disponível também em domínio público na Internet.
BENJAMIN, Walter. “A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica” in Walter Benjamin Obras Escolhidas- magia e técnica, arte e política. Editora Brasiliense, 1993. pp. 165-196.
HARVEY, David. “A compresão Tempo-Espaço” in Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo, Ed. Loyola, 2003, 12ª ed, p. 257-276.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia . Bauru: EDUSC, 2001. Caps: 1, 2, 5 e 7
MARCUSE, Herbert. A Dimensão Estética. Rio de Janeiro, Edições 70, 2007.
ROUANET, Sergio Paulo. “O Novo Irracionalismo Brasileiro” e “Poder e Comunicação” in As Razões do Iluminismo. São Paulo, 1989. pp. 124-192.