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quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ementas das Disciplinas

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Disciplina: Teoria da Cultura

Curso: Ciências Sociais..

Professor responsável: Profa. Claudia Barcellos Rezende

Período: .2º...........Ano:...2012..............


Seg M3 M4 M5 M6

IFCH 02 -05548

Programa

Nesta disciplina, discutiremos o conceito de cultura ao longo da história da
antropologia, através de sua relação com outras categorias, como de natureza,
subjetividade e de totalidade. Examinaremos também como as diversas elaborações
do conceito implicaram também em abordagens metodológicas distintas.

05/11 – Apresentação do programa e revisão das correntes antropológicas

I. Natureza e cultura

12/11- TYLOR, E.B. “A ciência da cultura”. In: Celso Castro (org.). Evolucionismo
cultural. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005.
MALINOWSKI, B. Coleção Grandes Cientistas. Caps. 9 “A teoria funcional”. São Paulo,
Ática, 1986
19/11 LEVI-STRAUSS, Claude. Mito e significado. Caps. 1e 2. Lisboa, Edições 70, 1985.
GEERTZ, C. “O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem”. A
Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.

II. Cultura e subjetividade

26/11 MALINOWSKI, Bronislaw. Coleção Grandes Cientistas. Caps. 2 “A lei e a ordem
primitivas”. São Paulo, Ática, 1986
Mauss MAUSS, Marcel. A expressão obrigatória dos sentimentos. In: Sérvulo Augusto
Figueira (org.) Psicanálise e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves
Editora. 1981.

3/12 GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Cap.1 Por uma descrição densa.
Rio de Janeiro, LTC, 1989.
VELHO, Gilberto. Projeto, emoção e orientação nas sociedades complexas. In: ___.
Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea.
Rio de Janeiro, Zahar, 1981.

III. Cultura como totalidade e cultura como processo

10/12 RADCLIFFE-BROWN, A.R. Estrutura e função na sociedade primitiva. Cap. Tabu.
Petrópolis, Vozes.
BENEDICT, Ruth. “Configurações de cultura” In: Donald Pierson (org.) Estudos de
organização social. São Paulo, Martins, 1970.
17/12 DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. Cap. 2. São Paulo, Ed. Perspectiva
SAHLINS, Marshall. Ilhas de história. Cap. 5 (Estrutura e história).

IV. Questões metodológicas em torno do estudo da cultura

07/01 MALINOWSKI, Bronislaw. Introdução: o assunto, o método e o objetivo desta
investigação. Malinowski - Coleção Grandes Cientistas. São Paulo, Ática, 1986.
GEERTZ, Clifford.“‘Do ponto de vista dos nativos’: a natureza do entendimento
antropológico”, in O Saber Local - Petrópolis, Vozes, 1997.
14/01 CALDEIRA, Teresa. “A presença do autor e a pós-modernidade na antropologia”.
Novos Estudos Cebrap, no.21.
ALMEIDA, Miguel Vale de. Senhores de si: uma interpretação antropológica da
masculinidade. Cap. 2. Lisboa, Fim de século, 1995.

Leituras recentes

21/01 BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Cap. I. Uma Imagem Ampliada. Rio
de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005.
ORTNER, Sherry. Subjetividade e crítica cultural. Horizontes Antropológicos, ano 13, n.
28, p. 375-405, jul./dez. 2007

28/01 Filme

04/02 VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo. Revista Mana, 8 (1), 2002.

18/02 2ª avaliação

1ª avaliação será composta pela entrega de 4ª resenhas, cada uma cobrindo um dos
textos de cada seção. Deverá ser entregue ao longo do curso.

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Disciplina: Tópicos Especiais em Ciência Política XXVIII
Curso: Teoria e História da Separação dos Poderes

Professor responsável: . Prof. José Eisenberg..

Período: 2o.......Ano:.2012...

Horário: Quarta (M5/M6) e Sexta (M3/M4)

Créditos............- ......... horas-aula

- IFCH02 10745

Ementa

Esta disciplina visa introduzir os alunos à teoria e história da separação dos poderes no período
moderno.
À partir de uma análise dos casos norteamericano e europeu, e da teoria política e jurídica elaborada
para justificá-los,
buscaremos compreender como as tensões que emergem destas experiências nos ajudam a elucidar
elementos importantes
da crise de legitimidade em democracias contemporâneas e, em específico, os dilemas da
representação política.
O caso brasileiro servirá como ponto de chegada desta reflexão teórica.

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Disciplina: Tópicos especiais em Sociologia XXXI
Curso: A Identidade Masculina

Professor responsável: José Augusto Rodrigues
Período: 2º Ano: 2012

Créditos 4- 60 horas-aula

Objetivos:

Este curso se propõe a apresentar de forma introdutória o debate sobre a identidade
masculina na bibliografia recente das ciências sociais.

IFCH 02 10728

- 3as. M5/M6 e 5ª M3/M4

Programa de curso:

1. Definição da noção de gênero na sociologia contraposta à categoria de sexo.

2. Problematizações da identidade masculina tradicional e as novas identidades emergentes.

Bibliografia:

Bourdieu, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

Giddens, Antony. A Transformação da Intimidade: Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades
Modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

---------------------. Sociologia. Lisboa: Fundação Calustre Gulbenkian, 2000.


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Disciplina: Tópicos Especiais Ciência Política II

Curso: Ciências Sociais

Professor responsável: Valter Duarte

Assistentes: .......................

Período: 2º Ano: 2012 -

Créditos 4 - 60 horas-aula

Objetivos:

Com o título dado ao curso, Epistemologia e Política, pretende-se indicar temas relativos a
interpretação política do conhecimento, obstáculo epistemológico e outros relativos.

IFCH 02 : 06014

5ª N1/N4

Programa de curso :

1. Unidade I:
Introdução ao estudo do pensamento de Gaston Bachelard.

2. Unidade II
Estudo de obras dos autores clássicos da Ciência Política.

Bibliografia:

BACHELARD , Gaston. o Novo Espírito Científico. Tradução de Juvenal Hahne Junior. Rio de
Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1968.

------. A Formação do Espírito Científico. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro:
Editora Contraponto, 1996.

------. O Racionalismo Aplicado. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar
Editores, 1977.

HOBBES, Thomas. Leviatã. Tradução de J. P. Monteiro e Maria Beatriz N. da Silva. São Paulo:
Abril Cultural, 1974, v. XIV. (Os Pensadores)

LOCKE, John. Dois Tratados sobre o Governo Civil. Tradução de Julio Fischer. São Paulo:
Martins Fontes, 1998.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. In: Maquiavel. São Paulo, Abril Cultural, 1973, v. IX. (Os
Pensadores)

MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. Tradutor não indicado. São Paulo: Abril Cultural, 1973, v.
XXI. (Os Pensadores)

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Tradução revista por Leandro Konder. In: Marx:
Manuscritos Econômico-Filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1974b, v.
XXXV. (Os Pensadores)

------. Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política. Sem indicação de tradutor. In:
Textos: Marx e Engels. São Paulo: Ed. Sociais, 1977, v. 3.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto doPartido Comunista. In: Textos: Marx e Engels.
São Paulo: Ed. Sociais, 1977, v. 3.

WEBER, Max. Economía y Sociedad. Tradução de José Medina Echavarría e outros. México:
Fondo de Cultura Económica, 1977 [1944], 2 v.

------. Ensaios de Sociologia. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974
[1963].

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Disciplina: Tópicos Especiais Ciência Política I

Curso: .Ciências Sociais

Professor responsável: Valter Duarte

Assistentes: .......................

Período: 2º....Ano: 2012 - 3ª. N1/N4

Créditos 4 - 60 horas-aula

Objetivos:

Este curso propõe estudo e discussão do período republicano brasileiro de 1930 a 1968.

Programa de curso :

1. Unidade I
Período de 1930 a 1937

2. Unidade II
Período de 1937 a 1945

3. Unidade III
Período de 1945 a 1964

4. Unidade IV
Período de 1964 a 1968

Bibliografia mínima:

Bandeira, Luiz A. Moniz. A Renúncia de Jânio Quadros e a Crise Pré-64. Rio de Janeiro,
Editora Brasiliense, 1979.

Benevides, Maria Victoria de Mesquita, A UDN e o udenismo, Rio de Janeiro, Editora Paz e
Terra, 1981.

Carneiro, Glauco. Lusardo, O Último Caudilho. 2 volumes. Rio de Janeiro, Ed. Nova
Fronteira, 1978.

Duarte, Valter e Ferreira, Ezilda. A Renúncia de Jânio Quadros, componentes históricos e
institucionais. Curitiba, Editora CRV, 2011.

Labaki, Almir, 1961: A Crise da Renúncia e a Solução Parlamentarista. São Paulo, Editora
Brasiliense, 1986.

Lacerda, Cláudio. Carlos Lacerda: 10 anos depois. Rio de Janeiro, Editora Nova Fornteira,
1987.

Moraes, D e Viana F. Prestes: Lutas e Autocríticas. Petrópolis, Ed. Vozes, 1982.

Silva, Raul Mendes; Cachapuz, Paulo Brandi e Lamarão, Sérgio (org.). Getúlio Vargas e Seu
Tempo. BNDES, 2004.

Skidmore, Thomas E. Brasil: de Getúlio a Castelo. São Paulo, Companhia das Letras, 2010.

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Disciplina : Tópicos Especiais em Sociologia III ( IFCH 02 6197)
Curso: Teoria Critica, Modernidade e America Latina
Horário: 3ª. feira – M1/M2 e 5ª M1/M2
Professora: Tereza Ventura
Período: 2º. Semestre - Ano: 2012
Créditos:

Programa:

A disciplina busca apresentar importantes recortes temáticos que ocupam a produção
sociológica na América Latina e que dialogam com os marcos teóricos da Teoria Crítica
do reconhecimento (Taylor, Honneth) .
A teoria pós-colonial pode ser interpretada como uma teoria crítica que emerge
em contextos e experiências de externalidade em relação aos centros de produção
intelectual da Europa. O curso apresenta alguns autores desta tradição e outras
interpretações críticas que incluem o próprio percurso da modernidade e dos
movimentos sociais da América Latina para além da dicotomia colonial e pós-colonial.
(Domingues, Avritzer,Costa,Santos, Ortiz).

Bibliografia:

Avritzer, Leonardo e COSTA, Sérgio. (2004). “Teoria crítica, democracia e esfera
pública: concepções e usos na América Latina”. CEBRAP
Costa, Sergio. Muito além da diferença: (im)possibilidades de uma teoria social pós-
colonial. Lua Nova

Domingues,Mauricio(2009). A América latina e a modernidade contemporânea.
UFMG.
____(2011). Vicissitudes e possibilidades da teoria crítica hoje .In Teoria critica e semi-
periferia. UFMG

Honneth, Axel. 2003. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos
sociais. São Paulo ed.34

Lander, Edgardo (org) 2005. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais.
Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO,

Mignolo, Walter . Reflexões sobre América Latina

____. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual
da modernidade. in Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de
Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp.71-103.

Ortiz, Renato.(2007) Anotações sobre o Universal e a diversidade. In (2007).Pereira da
Silva, Josué. Por uma sociología do seculo XX. Ana Blumme

Quijano, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Lander
(org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
setembro 2005. pp.227-278.

Santos, Myrian. Eurocentrismo e identidade.in Pereira da Silva, Josué(2007).

Souza Santos, Boaventura.(1995). Pela mão de alice. O social e o político na pós-
modernidade. São Paulo: cortez

SVAMPA, Maristella (2008) “Reflexiones sobre la sociología crítica en América Latina
y el compromiso intelectual”. Capítulo 1 de Cambio de época. Movimientos sociales y
poder político. Buenos Aires:Siglo XXI/CLACSO, pp.19‐41.

Taylor, Charles. El multiculturalismo y La política Del reconocimiento. http://

www.4shared.com/office/TlOAaRuO/EL_MULTICULTURALISMO_Y_LA_POLI.html

ZIBECHI, Raul. (2007), Autonomías y emancipaciones. América Latina en movimiento.
Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Programa Democracia y
Transformación Global.