Disciplina: Tópicos Especiais em Antropologia XXXIX IFCH 02 - 10716:
Curso: .Ciências Sociais
Professor responsável: Nanci Vieira de Oliveira
Período: .2° semestre Ano:..2012
Horário: Segunda N5 N6 Quarta N5 N6
Objetivos:
Este curso se propõe a abordar temas relacionados aos povos Guarani no Brasil e o convívio
com a sociedade nacional, os movimentos migratórios, concepção de pessoa, aspectos míticos,
econômicos, ecológicos e sociais. A produção acadêmica sobre populações Guarani nas últimas
décadas.
Programa de curso :
1 Linguistica, História e Arqueologia Guarani
2. .As parcialidades Guarani no Brasil
3. Migrações e Mobilidade
4. Organização sociocultural Guarani
Bibliografia:
CLASTRES, H. 1978. Terra sem mal. São Paulo, Brasiliense, 1978.
FAUSTO, C. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000, 94 p.
LADEIRA, M. I.; MATTA, P. Terras Guarani no litoral: as matas que foram reveladas aos
nossos antigos avós . Ka’agüy oreramói kuéry ojou rive vaekue ÿ. São Paulo, Centro de Trabalho
Indigenista (CTI), 2004, 122 p.
LITAIFF, A. Sem tekoa não há teko - Sem terra não há cultura: Estudo e desenvolvimento
autosustentável de comunidades indígenas Guarani. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, 2(2): 115-
123, 2008.
LITAIFF, A.. Mito e práticas entre os índios Guarani. Tellus, Campo Grande, ano 8, 14:11-37,
2008.
MELIÀ, B. A terra sem mal dos Guarani: economia e professia. Revista de Antropologia, 33:33-46,
1990.
__________. El pueblo guaraní: unidad y fragmentos. . Tellus, Campo Grande, ano 4, 6:151-162,
2004.
MONTEIRO, J. M. Os guaranis e a História do Brasil Meridional; séculos XVI-XVII. In: CUNHA,
M. C. (Org.), História dos índios do Brasil. São Paulo, Companhia da Letras/ Secretaria Municipal
de Cultura/FAPESP, 1992, pp. 475-498.
NIMUENDAJU, C. As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religião do
apapocúva-Guarani. São Paulo, Hucitec /EDUSP, 1987.
PRADELLA, L. G. S. Jeguatá: O caminhar entre os Guarani. Espaço Ameríndio, Porto Alegre,
3(2):99-120, 2009.
SCHADEN, E. Aspectos fundamentais da cultura guarani. São Paulo, E.P.U./EDUSP, 1974 [1954].
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IFCH02-10720 TóPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA XXIII
Curso: Sociologia da Cultura.
Professor responsável: Carlos Eduardo Rebello de Mendonça
Período: ..2ª..............Ano: 2012.......... 3ª. N5 N6 – 5ª. N5 N6
Créditos............- ......... horas-aula
Objetivos:
Buscaremos analisar algumas das principais interpretações sociológicas da produção cultural
através dos seus principais autores e conceitos.
IFCH 02 - 6417.......
Bibliografia preliminar:
T. ADORNO e Max HORKHEIMER, Dialética do Esclarecimento, Jorge Zahar.
LUKÁCS, Teoria do Romance
------------- Marxismo e Teoria da Literatura, Civilização Brasileira 1968.
Walter BENJAMIN, A Obra de Arte na época da sua Reprodução Mecânica, Os Pensadores, Ed.
Abril Cultural.
-------------------- Obras Escolhidas, Brasiliense , 1985.
Lucien GOLDMANN, A Criação Cultural na Sociedade Moderna, DIFEL, 1972.
------------------------- Sociologia do romance, Paz e Terra, 1976.
------------------------- Dialética e Cultura, Paz e Terra, 1979
MANNHEIM, Karl – Ideologia e Utopia, Civilização Brasileira, 1968.
----------------------- Sociologia da Cultura, Ed.USP, 1974.
Pierre Bourdieu- A Distinção, Ed.USP/Zouk, 2007
--------------------- As Regras da Arte, Cia. Das Letras.
Gilberto VELHO, Ed. Arte e Sociedade,Zahar 1977, 4vs.
Hans BECKER, Uma Teoria da Ação Coletiva, Zahar, 1977.
----------------- Falando da Sociedade, Jorge Zahar.
Antonio CANDIDO, Literatura e Sociedae, CEN, 1985
Nestor Garcia Canclini, A Socialização da Arte, Cultrix, 1984.
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Disciplina: .Sociologia IV – A
Curso: Ciências |Sociais................
Professor responsável: Carlos Eduardo Rebello de Mendonça
Assistentes: .......................
Período: .2o.........Ano:..2012......... 3ª. N1/2 e 5ª. N3/N4
Créditos............- ......... horas-aula
IFCH 02 -.9369..........
:
Programa de curso :
Problema: Toda a Sociologia contemporânea desenvolve-se em torno do esgotamento
da temática das formas de organização instrumental (econômicas e tecnológicas) como
modo por excelência de auto-reprodução da Sociedade e de uma constante revalorização
do elemento simbólico como modo de organização da sociedade, via um processo
de “reencantamento do mundo”; é sobre o desenvolvimento recente desta temática que
tratará este curso.
I. Escola de Frankfurt
- Adorno e Horkheimer, Dialética do Iluminismo, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.
- Benjamin, “Teses sobre Filosofia da História”, IN Walter Benjamin, São Paulo, Ática,
col. “Grandes Cientistas Sociais”
-- Habermas, Teoria da Ação Comunicativa, 2 vols., Martins Fontes, São Paulo.
II. Marxismo e Estruturalismo: de Gramsci a Althusser:
- Gramsci, Cadernos do Cárcere, 6 vols. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira
- Althusser, A Favor de Marx,Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor
Leitura complementar: François Dosse, História do Estruturalismo, 2 volumes, Campinas
Ensaio.
III. “Pós- Estruturalismo”:
-Foucault, As Palavras e as Coisas, São Paulo, Martins Fontes;
----------- A Arqueologia do Saber, Rio de Janeiro, Forense Universitária.
----------- A Microfísica do Poder e História da Sexualidade, Graal
- Bourdieu, A Economia das Trocas Simbólicas, Perspectiva.
---------------- A Distinção, Zouk, EDUSP, São Paulo/Porto Alegre.
- ------------- & Jean Claude Passeron, A Reprodução,Rio de Janeiro, Francisco Alves.
III. Interacionismo Simbólico:
Erwing Goffman, A Representação do Eu na Vida Quotidiana,Petrópolis, Vozes.
IV. Geertz:
Clifford Geertz, O Saber Local, Petrópolis, Vozes..
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Disciplina: Antropologia Visual
Curso: C. Sociais
Professor responsável: Clarice Peixoto
Assistentes: Henrique Fornazin
Período: Tarde 5as. (T3/T6) Ano: 2012.2
Créditos 60 - 60 horas-aula
Objetivos:
Este curso discutirá as principais ideias sobre o uso da imagem na antropologia social, enfatizando
a constituição e a especificidade dessa disciplina. Através da leitura de textos especializados e da
projeção de filmes etnográficos pretende-se introduzir os estudantes nas novas possibilidades de
interrogação e compreensão dos universos culturais.
Avaliação: prova (N1) e elaboração de um ensaio fotográfico (N2).
Programa de curso:
PARTE 1. Introdução à Antropologia Visual: Gênese e história do filme etnográfico.
– 08/11: Apresentação do curso
As primeiras imagens realizadas por cientistas que desenvolviam pesquisas em antropometria e ótica; a
invenção dos primeiros instrumentos para captar e fixar a imagem será o ponto de partida deste curso.
Filmografia: Buschmänner der Kalahari, de Rudolph Pöch, 1907-1909, In the land of the war canoes, de
Edward Curtis, 1914, Aborigenals from Torres Straits, de Alfred Cort Haddon, de 1898.
– 22/11
JORDAN, P. Primeiros contatos, primeiros olhares, Cadernos de Antropologia e Imagem 1: 11-22
PEIXOTO, Clarice. Fotocronografias ou Cronofotografias de Etienne-Jules Marey. Cadernos de
Antropologia e Imagem 2: 164-166, 1996.
Filme: Enciclopédia do audiovisual.
– 29/11
PEIXOTO, Clarice. Antropologia e filme etnográfico: um travelling no cenário literário da
antropologia visual. Boletim Informativo Bibliográfico em Ciências Sociais/BIB 48: 91-115, 1999.
Filmes: La femme africaine, de Etienne Marey, Rituais e festas Bororo, de Major Reis, 1916.
– 06/12. Os pais fundadores, segundo Jean Rouch.
ROUCH, Jean. Os ‘pais fundadores’: dos ‘ancestrais totêmicos’ aos pesquisadores de amanhã. Catálogo da
1ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, 1993.
Filmes: Robert Flaherty: Nanook of the North, P&B, mudo, 55mn, 1922 ; Dziga Vertov: O homem e a
câmera, P&B, 70mn, 1929.
PARTE 2. Os antropólogos, seus campos, suas imagens.
– 13/12: Margaret Mead e Gregory Bateson.
IFCH 02 -.02902.
:
SAMAIN, Etienne. Balinese Character (Re)Visitado. Uma introdução à obra visual de Gregory Bateson e
Margaret Mead. In ALVES, André Os Argonautas do Mangue. Ed. Unicamp, p.49-66, 2004.
SAMAIN, Etienne. “Ver” e “dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes
antropológicos 2: 19-48, 1995.
Filmes de Margaret Mead e Gregory Bateson.
– 20/12: Jean Rouch.
STOLLER, Paul. A respeito de Jean Rouch : reinterpretando a cultura colonial da África Ocidental.
Cadernos de Antropologia e Imagem, 21(2): 97-112.
Filme: Jean Rouch: Les maîtres fous, 36mn, 1954
– 03/01: Sobre a antropologia visual brasileira.
SAMAIN, Etienne. Antropologia visual e fotografia no Brasil: vinte anos e muito mais. Cadernos de
Antropologia e Imagem, 21(2): 115-132.
Filme: Sobre a antropologia visual brasileira. Catarina Alves Costa conversa com antropólogos visuais
brasileiros. DVD.
– 10/01
GALLOIS, Dominique. Vídeo e diálogo cultural. Experiência do projeto Vídeo nas aldeias. Horizontes
antropológicos 2, p. 49-57, 1995. In http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/pdf/n2/HA-v1n2a05.pdf
Filmes: D. Gallois: A Arca dos Zo’é (1993), Eu já fui seu irmão (1993), Segredos da Mata (1998)
– 17/01
PEIXOTO. Caleidoscópio de imagens: o uso do vídeo e a sua contribuição à análise das relações sociais, in
Feldman-Bianco B. e Moreira Leite M. Desafios da Imagem, 2° ed., p.213-224, 2001.
Filme: Gisele Omindarewa, de C. Peixoto, 70min, 2009.
PROVA: 24/01
PARTE 3. Apresentação de trabalhos do INARRA
– 31/01: Henrique Fornazin: Famílias sem teto: O Movimento Nacional de Luta Pela Moradia
– 07/02: Barbara Copque: a confirmar
– 21/02: Edney de Souza: Magicaturas. As estratégias de autolegitimação pela fotografia no Brasil.
– 28/02: Yoko Nishio: a confirmar
– 07/02: Apresentação dos ensaios fotográficos.