Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

Eletiva 2013/1


PROGRAMA DA DISCIPLINA

1-DISCIPLINA
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA - Etnomusicologia
PROFESSOR: Marcos Albuquerque
HORARIO: 4ª M5/M6 e 6ª M3/M4
CÓDIGO: IFCH02 10699

CARGA HORÁRIA: 60hs
CRÉDITO(S): 04
PRÉ/CO-REQUISITO:

ANO: 2013
SEMESTRE: 01
CENTRO: CS

UNIDADE: IFCH
CURSO: Ciências Sociais
DEPARTAMENTO: DPCIS

2-EMENTA
As expressões musicais não ocidentais (indígenas e tribais) e a antropologia da música ocidental (música de concerto e popular). O estudo da música em diversos contextos sociais e a questão das identidades e suas fronteiras (raça, etnia, gênero, geração e classes sociais). A contribuição de Mário de Andrade e dos modernistas brasileiros para o estudo do folclore musical. Historia social da musica popular brasileira (canção, samba, bossa-nova e o funk). Música e religião (transe e xamanismo). Mercado fonográfico (World Music e diásporas). Noções de paisagem sonora e performance musical. Políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial. Procedimentos e recursos metodológicos na pesquisa de campo em música. Questões de direitos autorais (internet e o copyleft) e ética em Etnomusicologia.

3-AVALIAÇÃO
A disciplina será conduzida através da apresentação dos textos e filmes pelo professor. Após a apresentação @s estudantes serão convidad@s a exporem suas impressões e dúvidas sobre o texto e/ou filme.
Tod@s @s estudantes deverão participar dos debates e leituras.
A avaliação será realizada através de resenhas críticas e trabalho, além da participação e frequência em sala de aula.

4-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I Parte: Introdução aos temas gerais da Etnomusicologia

01 ª aula = 17/04/2013
Apresentação do Curso

02 ª aula = 19/04/2013
Introdução à Etnomusicologia

SEEGER, Anthony. Etnomusicologia/Antropologia da música – disciplinas distintas? In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 19-24.

NETTL, Bruno. Antropologia da música/Antropologia musical. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 25-30.

Leitura Complementar:

SEEGER, Anthony. Etnografia da música. Tradução de Giovanni Cirino. Sinais diacríticos: música, sons e significados, Revista do Núcleo de Estudos de Som e Música em Antropologia da FFLCH/USP, n. 1, 2004. (30 pag.)

03 ª aula = 24/04/2013
Introdução à Etnomusicologia (continuação)

OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e música. Questões de uma antropologia sonora. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 44, n. 1, 2001. p. 221-256.


04 ª aula = 26/04/2013
Escutar o “outro”: a alteridade fundacional

CAMBRIA, Vincenzo. Musica e alteridade. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X : FAPERJ. 2008. p. 65-72.

SANCHES, Pedro Alexandre. A carapuça serve em todos. Revista da Cultura, n. 32, p. 30-34, mar. 2010.


II Parte - Etnomusicologia no Brasil: Patrimônio e Nação.

05 ª aula = 03/05/2013
Etnomusicologia no Brasil

TRAVASSOS, Elizabeth. Esboço de balanço da etnomusicologia no Brasil. Opus, v. 9,
dezembro, 2003. p. 73-86.

SANDRONI, Carlos. Apontamentos sobre a história e o perfil institucional da Etnomusicologia no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 77, maio, 2008. p. 66-75.


06 ª aula = 08/05/2013
Música Indígena no Brasil

SEEGER, Anthony. "Por que os índios Suyá cantam para suas irmãs?", in: G.Velho (ed.) Arte e sociedade. RJ: Zahar, 1979. p. 39-63.

Leitura Complementar:
BASTOS, Rafael José de Menezes. A musicológica Kamayurá. Florianópolis: UFSC,
1994.

Filme: Yãkwa The Banquet of the Spirits. De Virgina Valadão e povo Emawene-Nawe. Vídeo nas Aldeias, 1995.


07 ª aula = 10/05/2013
Música Indígena no Brasil (continuação)

ALBUQUERQUE, M. A. S. O Dom e a Tradição Indígena Kapinawá (Ensaio sobre uma noção nativa de autoria). Religião & Sociedade (Impresso), v. 28, p. 56-79, 2008.

Filme: Oi, que prazer, que alegria Kapinawá. Dir. Marcos Albuquerque.


08 ª aula = 15/05/2013
Historia social da musica popular brasileira

TINHORÃO, José Ramos. Música Popular: Um Tema em Debate, 3a. ed. SP: Ed. 34, 1997, pp. 25-36.

Leitura Complementar:
OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Ruídos, timbres, escalas e ritmos: sobre o estudo da música brasileira e do som tropical. Revista USP, São Paulo, n. 77, maio, 2008. p. 98-111


09 ª aula = 17/05/2013
Samba... inícios.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações do Samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio: Zahar, 2001, pp. 131-155.


10 ª aula = 22/05/2013
Samba e além.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba, 2ª. ed. Rio: Zahar, 1995, pp. 19-36.

Leitura Complementar:
BASTOS, R. J. de. A “Origem do Samba” como Invenção do Brasil (Por que as canções têm música?), Revista Brasileira de Ciências Sociais 31: 156-177 (1996).


11 ª aula = 24/05/2013
O manguebeat e o funk carioca

TELES, José. Do Frevo ao Manguebeat. SP: Ed. 34, 2000, pp. 263-289.

VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.

12 ª aula = 29/05/2013
O Modernismo e o patrimônio imaterial brasileiro

TRAVASSOS, E. (1997). Primitivismo. In: Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte; Jorge Zahar, pp. 157-191.

13 ª aula =  05/06/2013
A Missão de 1938

ANDRADE, Mário de. Anteprojeto para a criação do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional, P. 272-288. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, número 30, de 2002.

TONI, Flávia C. Me fiz brasileiro para o Brasil. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, número 30, de 2002. P. 75-91

Leitura Complementar:
TRAVASSOS, Elizabeth. Mário e o folklore. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, número 30, de 2002. P. 92-110.

TONI, Flávia C. Missão: as pesquisas folclóricas. In: REVISTA USP, São Paulo, n.77, p. 24-33, março/maio 2008.


DVD: Cadernetas da Missão de Pesquisas Folclóricas. Centro Cultural São Paulo, 2011.

Filme: Missão de Pesquisas Folclóricas 1938 - Dança dos Praiás


III Parte: Tópicos da Etnomusicologia

14 ª aula = 07/06/2013
Música africana?

GILROY, Paul. “Jóias trazidas da servidão: música negra e a política da autenticidade”. In O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

15 ª aula = 12/06/2013
Relações musicais entre a África e as Américas

HARRIS, Corey. Relações musicais entre a África e as Américas no blues dos Estados Unidos. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X : FAPERJ. 2008. p. 173-180.

ARAÚJO, Samuel. Relações musicais entre a África e as Américas no samba carioca. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X : FAPERJ. 2008. p.181-186.

Leitura Complementar:
KUBIK, Gerhard. Pesquisa musical africana dos dois lados do Atlântico: algumas experiências e reflexões pessoais. Revista USP, São Paulo, n. 77, maio, 2008. p. 90-97.


16ª aula = 14/06/2013
File: World Music.

FELD, Steven. “Uma doce cantiga de ninar para a World Music”. Debates, 8. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2005. P. 9-38.

LUCAS, Maria Elizabeth. Etnomusicologia e Globalização da Cultura: Notas para uma Epistemologia da Música no Plural. Em Pauta, ano VI, 9/10: 16-21, 1995.

Leitura Complementar:
RIBEIRO, José da Silva. Culturas sonoras híbridas. In: Revista Digital Imagens da Cultura/Cultura das imagens 1: 8-27. 2011.

Filmes: Latcho Drom (1993). Dir.: Tony Gatlif. (103 min).


17 ª aula = 19/06/2013
Música de concerto e além

ARAUJO, Samuel. Para além do popular e do erudito: a escuta contemporânea de Guerra-Peixe. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 157-170.

Leitura Complementar:
Elizabeth Travassos. 1999. Redesenhando As Fronteiras do Gosto: Estudantes de Música e Diversidade Musical. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 119-144.

18ª aula= 21/06/2013
Performance: música de concerto e anti-música (John Cage)

CAMPOS, Augusto de. Música de Invenção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998. [III Parte - Musicaos]

Filme: Theatro Amazonas. Dir. S. Looker
Video: 4’33’’. De John Cage.
Vídeo: Karlheinz Stockhausen



19 ª aula = 26/06/2013
Performance: o rock, o metal e o punk

DAPIEVE, Arthur. Brock: O Rock Brasileiro dos Anos 80. SP: Ed. 34, 2000, pp. 11-22/205-213.

Filme: Global Metal


IV Parte - Música, cultura e experiência.

20ª aula =  28/06/2013
A contribuição de John Blacking

BLACKING, John. Música, cultura e experiência. In: Cadernos de campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP /– Vol. 1, n. 1 (1991)-. -- São Paulo: Departamento de Antropologia/FFLCH/USP, 1991-[2007].

TRAVASSOS, Elizabeth. John Blacking ou uma humanidade sonora e saudavelmente organizada. In: Cadernos de campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP /– Vol. 1, n. 1 (1991)-. -- São Paulo: Departamento de Antropologia/FFLCH/USP, 1991-[2007].

21ª aula =  03/07/2013
Êxtase e música

RICCI, Maurício. Glossolalia, iniciação e alteridade no pentecostalismo. In: Cadernos de campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP /– Vol. 1, n. 1 (1991)-. -- São Paulo: Departamento de Antropologia/FFLCH/USP, 1991-[2007].


V Parte - A pesquisa de campo em etnomusicologia.

22ª aula =  05/07/2013
Diferença, diálogo e etnografia.

CAMBRIA, Vicenzo. Diferença: uma questão (re)corrente na pesquisa etnomusicológica. Música e Cultura: revista on-line de etnomusicologia, n. 3, 2008. [16 pag.]

SILVA, José Alberto Salgado e. Notas sobre Descrição, Diálogo e Etnografia. Música e Cultura: revista on-line de etnomusicologia, n. 6, v. 1, 2011. [11 pag.]

Leitura Complementar:
TURINO, Thomas. 1999. Estrutura, Contexto e Estratégia na Etnografia Musical. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 13-28.

Filme: Hikiji, Rose Satiko. Pulso, um vídeo com Alessandra. São Paulo, LISA/FAPESP, 2006.

23ª aula =  10/07/2013
Paisagem Sonora

ROCHA & VEDANA. A representação imaginal, os dados sensíveis e os jogos da memória: os desafios do campo de uma etnografia sonora. In: Revista Chilena de Antropología Visual - número 13 - Santiago, junio 2009 - 37/60 pp.


VI Parte – Indústria, acervos, direitos e ética.

24ª aula =  12/07/2013
Consumindo musicalidades: Indústria Fonográfica e contemporaneidade

CARVALHO. Jose Jorge de. 1999. Transformações da sensibilidade musical contemporânea. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 53-92.

Leitura Complementar:
MORELLI, Rita C. L. Indústria Fonográfica: Um Estudo Antropológico. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1991, pp. 47-82.


25ª aula =  17/07/2013
Acervos etnomusicológicos

ARAUJO, Samuel. Características e papéis dos acervos etnomusicológicos em perspectiva histórica. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 33-42.

TONI. Flavia Camargo.  Acervos musicais: os pioneiros e a situação atual: o musicólogo e colecionador Mario de Andrade. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 55-62.


26ª aula =  19/07/2013
Música e direitos autorais

MAIM, Krister. A expansão dos direitos de propriedade intelectual e a música: uma área de tensão. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 87-98.

GANDELMAN, Henrique. Noções básicas de direitos autorais. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 99-112.


27ª aula =  24/07/2013
Ética e pesquisa-ação em etnomusicologia

THIOLLENT, Michel. Perspectivas da pesquisa-ação em etnomusicologia: anotações e primeiras indagações. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 189-198.

CAMBRIA, Vincenzo. Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participativa e Etnomusicologia. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 199-212.


CODA
28ª aula =  26/07/2013
O artista, o indivíduo e o gênio: Sociologia da Música.

ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.


29ª aula =  31/07/2013
Discussão dos Trabalhos Finais