PROGRAMA DA DISCIPLINA
1-DISCIPLINA
TÓPICOS ESPECIAIS EM
ANTROPOLOGIA - Etnomusicologia
|
|||
PROFESSOR: Marcos Albuquerque
|
|||
HORARIO: 4ª M5/M6 e 6ª M3/M4
|
|||
CÓDIGO: IFCH02 10699
|
CARGA HORÁRIA: 60hs
|
CRÉDITO(S): 04
|
|
PRÉ/CO-REQUISITO:
|
ANO: 2013
|
SEMESTRE: 01
|
|
CENTRO:
CS
|
UNIDADE:
IFCH
|
CURSO:
Ciências Sociais
|
DEPARTAMENTO:
DPCIS
|
2-EMENTA
As expressões musicais não ocidentais (indígenas e tribais) e a
antropologia da música ocidental (música de concerto e popular). O estudo da
música em diversos contextos sociais e a questão das identidades e suas
fronteiras (raça, etnia, gênero, geração e classes sociais). A contribuição
de Mário de Andrade e dos modernistas brasileiros para o estudo do folclore
musical. Historia social da musica popular brasileira (canção, samba,
bossa-nova e o funk). Música e religião (transe e xamanismo). Mercado
fonográfico (World Music e diásporas). Noções de paisagem sonora e performance musical. Políticas
de salvaguarda do patrimônio imaterial. Procedimentos
e recursos metodológicos na pesquisa de campo em música. Questões de direitos
autorais (internet e o copyleft) e ética em Etnomusicologia.
|
3-AVALIAÇÃO
A
disciplina será conduzida através da apresentação dos textos e filmes pelo
professor. Após a apresentação @s estudantes serão convidad@s a exporem suas
impressões e dúvidas sobre o texto e/ou filme.
Tod@s
@s estudantes deverão participar dos debates e leituras.
A
avaliação será realizada através de resenhas críticas e trabalho, além da
participação e frequência em sala de aula.
|
4-CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
I Parte:
Introdução aos temas gerais da Etnomusicologia
01 ª aula = 17/04/2013
Apresentação
do Curso
02 ª aula = 19/04/2013
Introdução à Etnomusicologia
SEEGER,
Anthony. Etnomusicologia/Antropologia da música – disciplinas distintas? In:
Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X:
FAPERJ. 2008. p. 19-24.
NETTL,
Bruno. Antropologia da música/Antropologia musical. In: Música em Debate:
Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p.
25-30.
Leitura
Complementar:
SEEGER,
Anthony. Etnografia da música. Tradução de Giovanni Cirino. Sinais
diacríticos: música, sons e significados, Revista do Núcleo de Estudos de Som
e Música em Antropologia da FFLCH/USP, n. 1, 2004. (30 pag.)
03 ª aula = 24/04/2013
Introdução à Etnomusicologia
(continuação)
OLIVEIRA
PINTO, Tiago de. Som e música. Questões de uma antropologia sonora. Revista
de Antropologia, São Paulo, v. 44, n. 1, 2001. p. 221-256.
04 ª aula = 26/04/2013
Escutar o
“outro”: a alteridade fundacional
CAMBRIA, Vincenzo. Musica e alteridade. In: Música em
Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X : FAPERJ.
2008. p. 65-72.
SANCHES,
Pedro Alexandre. A carapuça serve em todos. Revista da Cultura, n. 32, p.
30-34, mar. 2010.
II Parte - Etnomusicologia no Brasil: Patrimônio e
Nação.
05 ª aula = 03/05/2013
Etnomusicologia
no Brasil
TRAVASSOS,
Elizabeth. Esboço de balanço da etnomusicologia no Brasil. Opus, v. 9,
dezembro,
2003. p. 73-86.
SANDRONI,
Carlos. Apontamentos sobre a história e o perfil institucional da
Etnomusicologia no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 77, maio, 2008. p. 66-75.
06 ª aula = 08/05/2013
Música
Indígena no Brasil
SEEGER,
Anthony. "Por que os índios Suyá cantam para suas irmãs?", in:
G.Velho (ed.) Arte e sociedade. RJ: Zahar, 1979. p. 39-63.
Leitura
Complementar:
BASTOS,
Rafael José de Menezes. A musicológica Kamayurá. Florianópolis: UFSC,
1994.
Filme: Yãkwa
The Banquet of the Spirits. De Virgina Valadão e povo Emawene-Nawe. Vídeo nas Aldeias,
1995.
07 ª aula = 10/05/2013
Música
Indígena no Brasil (continuação)
ALBUQUERQUE,
M. A. S. O Dom e a Tradição Indígena Kapinawá (Ensaio sobre uma noção nativa de
autoria). Religião & Sociedade (Impresso), v. 28, p. 56-79, 2008.
Filme:
Oi, que prazer, que alegria Kapinawá. Dir. Marcos Albuquerque.
08 ª aula = 15/05/2013
Historia
social da musica popular brasileira
TINHORÃO,
José Ramos. Música Popular: Um Tema em Debate, 3a. ed. SP: Ed. 34, 1997, pp.
25-36.
Leitura
Complementar:
OLIVEIRA
PINTO, Tiago de. Ruídos, timbres, escalas e ritmos: sobre o estudo da música brasileira
e do som tropical. Revista USP, São Paulo, n. 77, maio, 2008. p. 98-111
09 ª aula = 17/05/2013
Samba...
inícios.
SANDRONI,
Carlos. Feitiço Decente: Transformações do Samba no Rio de Janeiro
(1917-1933). Rio: Zahar, 2001, pp. 131-155.
10 ª aula = 22/05/2013
Samba e além.
VIANNA,
Hermano. O Mistério do Samba, 2ª. ed. Rio: Zahar, 1995, pp. 19-36.
Leitura
Complementar:
BASTOS,
R. J. de. A “Origem do Samba” como Invenção do Brasil (Por que as canções têm
música?), Revista Brasileira de Ciências Sociais 31: 156-177 (1996).
11 ª aula = 24/05/2013
O manguebeat e
o funk carioca
TELES,
José. Do Frevo ao Manguebeat. SP: Ed. 34, 2000, pp. 263-289.
VIANNA,
Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.
12 ª aula = 29/05/2013
O Modernismo e
o patrimônio imaterial brasileiro
TRAVASSOS,
E. (1997). Primitivismo. In: Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em
Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte; Jorge Zahar, pp.
157-191.
13 ª aula = 05/06/2013
A Missão de
1938
ANDRADE,
Mário de. Anteprojeto para a criação do Serviço do Patrimônio Artístico
Nacional, P. 272-288. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,
número 30, de 2002.
TONI,
Flávia C. Me fiz brasileiro para o Brasil. In: Revista do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional, número 30, de 2002. P. 75-91
Leitura
Complementar:
TRAVASSOS,
Elizabeth. Mário e o folklore. In: Revista do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional, número 30, de 2002. P. 92-110.
TONI,
Flávia C. Missão: as pesquisas folclóricas. In: REVISTA USP, São Paulo, n.77,
p. 24-33, março/maio 2008.
DVD:
Cadernetas da Missão de Pesquisas Folclóricas. Centro Cultural São Paulo,
2011.
Filme:
Missão de Pesquisas Folclóricas 1938 - Dança dos Praiás
III Parte: Tópicos
da Etnomusicologia
14 ª aula = 07/06/2013
Música
africana?
GILROY,
Paul. “Jóias trazidas da servidão: música negra e a política da
autenticidade”. In O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São
Paulo: Editora 34, 2001.
15 ª aula = 12/06/2013
Relações
musicais entre a África e as Américas
HARRIS,
Corey. Relações musicais entre a África e as Américas no blues dos Estados
Unidos. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de
Janeiro: Mauad X : FAPERJ. 2008. p. 173-180.
ARAÚJO,
Samuel. Relações musicais entre a África e as Américas no samba carioca. In:
Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X :
FAPERJ. 2008. p.181-186.
Leitura
Complementar:
KUBIK,
Gerhard. Pesquisa musical africana dos dois lados do Atlântico: algumas
experiências e reflexões pessoais. Revista USP, São Paulo, n. 77, maio, 2008.
p. 90-97.
16ª aula =
14/06/2013
File:
World Music.
FELD, Steven. “Uma doce cantiga
de ninar para a World Music”. Debates, 8. Rio de Janeiro: UNIRIO,
2005.
P. 9-38.
LUCAS,
Maria Elizabeth. Etnomusicologia e Globalização da Cultura: Notas para uma
Epistemologia da Música no Plural. Em Pauta, ano VI, 9/10: 16-21, 1995.
Leitura
Complementar:
RIBEIRO,
José da Silva. Culturas sonoras híbridas. In: Revista Digital Imagens da
Cultura/Cultura das imagens 1: 8-27. 2011.
Filmes:
Latcho Drom (1993). Dir.: Tony Gatlif. (103 min).
17 ª aula = 19/06/2013
Música de
concerto e além
ARAUJO,
Samuel. Para
além do popular e do erudito: a escuta contemporânea de Guerra-Peixe. In: Música em
Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ.
2008. p. 157-170.
Leitura
Complementar:
Elizabeth
Travassos. 1999. Redesenhando As Fronteiras do Gosto: Estudantes de Música e
Diversidade Musical. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 5, n.
11, p. 119-144.
18ª aula= 21/06/2013
Performance:
música de concerto e anti-música (John Cage)
CAMPOS,
Augusto de. Música de Invenção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998. [III
Parte - Musicaos]
Filme:
Theatro Amazonas. Dir. S. Looker
Video:
4’33’’. De John Cage.
Vídeo: Karlheinz
Stockhausen
19 ª aula = 26/06/2013
Performance: o
rock, o metal e o punk
DAPIEVE,
Arthur. Brock: O Rock Brasileiro dos Anos 80. SP: Ed. 34, 2000, pp.
11-22/205-213.
Filme:
Global Metal
IV Parte -
Música, cultura e experiência.
20ª aula
= 28/06/2013
A contribuição
de John Blacking
BLACKING,
John. Música, cultura e experiência. In: Cadernos de campo: revista dos
alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP /– Vol. 1, n. 1
(1991)-. -- São Paulo: Departamento de Antropologia/FFLCH/USP, 1991-[2007].
TRAVASSOS,
Elizabeth. John Blacking ou uma humanidade sonora e saudavelmente organizada.
In: Cadernos de campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia
Social da USP /– Vol. 1, n. 1 (1991)-. -- São Paulo: Departamento de
Antropologia/FFLCH/USP, 1991-[2007].
21ª aula
= 03/07/2013
Êxtase e música
RICCI,
Maurício. Glossolalia, iniciação e alteridade no pentecostalismo. In: Cadernos
de campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP
/– Vol. 1, n. 1 (1991)-. -- São Paulo: Departamento de
Antropologia/FFLCH/USP, 1991-[2007].
V Parte - A
pesquisa de campo em etnomusicologia.
22ª aula
= 05/07/2013
Diferença,
diálogo e etnografia.
CAMBRIA,
Vicenzo. Diferença: uma questão (re)corrente na pesquisa etnomusicológica. Música
e Cultura: revista on-line de etnomusicologia, n. 3, 2008. [16 pag.]
SILVA,
José Alberto Salgado e. Notas sobre Descrição, Diálogo e Etnografia. Música e
Cultura: revista on-line de etnomusicologia, n. 6, v. 1, 2011. [11 pag.]
Leitura
Complementar:
TURINO,
Thomas. 1999. Estrutura, Contexto e Estratégia na Etnografia Musical. In: Horizontes Antropológicos,
Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 13-28.
Filme:
Hikiji, Rose Satiko. Pulso, um vídeo com Alessandra. São Paulo, LISA/FAPESP,
2006.
23ª aula
= 10/07/2013
Paisagem
Sonora
ROCHA
& VEDANA. A representação imaginal, os dados sensíveis e os jogos da
memória: os desafios do campo de uma etnografia sonora. In: Revista Chilena
de Antropología Visual - número 13 - Santiago, junio 2009 - 37/60 pp.
VI Parte –
Indústria, acervos, direitos e ética.
24ª aula
= 12/07/2013
Consumindo
musicalidades: Indústria Fonográfica e contemporaneidade
CARVALHO.
Jose Jorge de. 1999. Transformações da sensibilidade musical contemporânea.
In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 5, n.
11, p. 53-92.
Leitura
Complementar:
MORELLI, Rita
C. L. Indústria Fonográfica: Um Estudo Antropológico. Campinas: Ed. Da
Unicamp, 1991, pp. 47-82.
25ª aula
= 17/07/2013
Acervos
etnomusicológicos
ARAUJO, Samuel. Características e papéis dos acervos
etnomusicológicos em perspectiva histórica. In: Música em Debate:
Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 33-42.
TONI.
Flavia Camargo. Acervos musicais: os pioneiros e a situação
atual: o musicólogo e colecionador Mario de Andrade. In: Música em
Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ.
2008. p. 55-62.
26ª aula
= 19/07/2013
Música e
direitos autorais
MAIM, Krister. A expansão dos direitos de
propriedade intelectual e a música: uma área de tensão. In: Música em Debate:
Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p.
87-98.
GANDELMAN, Henrique. Noções básicas de direitos autorais.
In:
Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X:
FAPERJ. 2008. p. 99-112.
27ª aula
= 24/07/2013
Ética e pesquisa-ação
em etnomusicologia
THIOLLENT,
Michel. Perspectivas da pesquisa-ação em etnomusicologia: anotações e
primeiras indagações. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares.
Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 189-198.
CAMBRIA,
Vincenzo. Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participativa e
Etnomusicologia. In: Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares. Rio
de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2008. p. 199-212.
CODA
28ª aula
= 26/07/2013
O
artista, o indivíduo e o gênio: Sociologia da Música.
ELIAS,
Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,
1995.
29ª aula
= 31/07/2013
Discussão
dos Trabalhos Finais
|