Disciplina:
Tópicos Especiais em Sociologia IX
Título da
disciplina: Reconhecimento, cultura e justiça social no debate contemporâneo.
IFCH 02 -6885
Curso: Ciências
Sociais
Título com
palavras-chave
Professor
responsável: .Tereza Ventura
Créditos: 04
créditos – 60 horas-aula
Horário da aula: Terça
M1 e M2 / Quinta M3 e M4
Objetivos
(apresentação) da matéria:
Este
curso é
dedicado ao debate sobre a relação entre cultura, lutas sociais por
reconhecimento e redistribuição e cidadania na Teoria Crítica e adota como
referência os trabalhos de Axel Honneth, Iris Young, Anne Philip e Nancy
Fraser.
Programa de
curso :
A crescente pluralização da vida
social, a fragmentação cultural e a perda de impacto dos movimentos sociais
baseados na luta de classes é parte de um amplo e complexo debate sociológico
que se ocupa de variadas vertentes do dilema entre o pluralismo e a igualdade,
qual seja: reconhecer a pluralização dos estilos de vida atribuindo-lhes uma
justificativa moral e normativa e garantir o mesmo acesso aos recursos
universais da igualdade e da liberdade. A crescente pluralização
cultural e a incerteza social conduziu a redefinição das agendas de luta pela
igualdade e redistribuição material. As lutas sociais de conteúdo identitário
denunciam que a igualdade formal ocultou a manutenção de formas sistêmicas de
marginalização, pobreza e desrespeito aqueles cujos enunciados culturais,
discursivos e históricos foram colocados em condições de hierarquia e
externalidade aos conteúdos das representações nacionais. O curso se dedica a
refletir como a teoria crítica contemporânea
tem contribuído para renovar o
debate crítico sobre o conceito de justiça e igualdade e os possíveis potenciais emancipatórios da sociedade contemporânea.
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