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terça-feira, 5 de março de 2013

Eletiva 2013/1


Disciplina: Tópicos Especiais em Sociologia IX

Título da disciplina: Reconhecimento, cultura e justiça social no debate contemporâneo.
IFCH 02 -6885

Curso: Ciências Sociais

Título com palavras-chave

Professor responsável: .Tereza Ventura

Créditos: 04 créditos – 60 horas-aula

Horário da aula: Terça M1 e M2 / Quinta M3 e M4
                                              
Objetivos (apresentação) da matéria:

Este curso é dedicado ao debate sobre a relação entre cultura, lutas sociais por reconhecimento e redistribuição e cidadania na Teoria Crítica e adota como referência os trabalhos de Axel Honneth, Iris Young, Anne Philip e Nancy Fraser.
  
Programa de curso :

A crescente pluralização da vida social, a fragmentação cultural e a perda de impacto dos movimentos sociais baseados na luta de classes é parte de um amplo e complexo debate sociológico que se ocupa de variadas vertentes do dilema entre o pluralismo e a igualdade, qual seja: reconhecer a pluralização dos estilos de vida atribuindo-lhes uma justificativa moral e normativa e garantir o mesmo acesso aos recursos universais da igualdade e da liberdade. A crescente pluralização cultural e a incerteza social conduziu a redefinição das agendas de luta pela igualdade e redistribuição material. As lutas sociais de conteúdo identitário denunciam que a igualdade formal ocultou a manutenção de formas sistêmicas de marginalização, pobreza e desrespeito aqueles cujos enunciados culturais, discursivos e históricos foram colocados em condições de hierarquia e externalidade aos conteúdos das representações nacionais. O curso se dedica a refletir como a teoria crítica contemporânea  tem contribuído para  renovar o debate crítico sobre o conceito de justiça e igualdade  e os possíveis potenciais emancipatórios  da sociedade contemporânea.




Referencias Bibliográficas:

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