UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO
DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Disciplina:
Sociologia da Cultura, Tóp. Esp.
Sociol. XXIV, IFCH02 10731
Palavras-chaves: memória coletiva,
mídia, representação, comunicação, escravidão, ditadura militar, memória entre
gerações, violência, memoriais, fotografia.
Professores: Myrian Sepúlveda dos Santos
Número de créditos: 4 (quatro)
Período: 1º semestre de 2013 (2as feiras
– M3/M6: 8h50 – 12h20)
Avaliação: provas &
seminário
Objetivo:
O objetivo do curso é analisar algumas
definições sobre o conceito de “cultura” e análises realizadas sobre o tema. Em
que pese a complexidade do conceito, há dois significados usualmente associados
a ele. Por um lado, compreendemos cultura como um refinamento de costumes que
adquirimos através do aprendizado da arte e da vida, e, por outro, como o
conjunto de significados, atividades, estilos, crenças e costumes de um povo,
grupo ou sociedade. Essa última definição tem adquirido cada vez mais adeptos e se
generalizado no campo das ciências sociais. Nesse curso, contudo, iremos
analisar “cultura” enquanto um conjunto de práticas que produzem significados
capazes de orientar os indivíduos através da construção e negociação das formas
simbólicas, as quais são constituídas por perspectivas diversas, associadas ao
poder.
As contribuições de Gramsci sobre a
tarefa do intelectual, o papel da cultura e dos partidos políticos, bem como
seu conceito de hegemonia, serão utilizadas
para explicar o controle sobre idéias e instituições no exercício de dominação
política. O exercício do poder, contudo, não será visto como resultado direto
do desenvolvimento de forças
produtivas, mas a partir de uma
autonomia relativa. Esta visão dialética entre infraestrutura econômica e
superestrutura foi responsável, entre outras, pela criação na
Inglaterra, de uma forte corrente
teórica ligada ao culturalismo. Na Inglaterra, Raymond
Williams consolidou um campo do
conhecimento, e, juntamente com as contribuições de Richard Hoggart (Os Usos da
Literatura,1958) e Paul Thompson (A
Formação da Classe Operária Inglesa,1963), seus trabalhos deram origem aos
estudos da cultura britânicos, centralizados inicialmente no Centre for
Contemporary Cultural Studies (CCCS), na Universidade de Birmingham. Esse grupo
destacou-se por apontar o caráter de resistência esboçado por movimentos da
contra-cultura. Formas de cultura popular presentes não apenas na mídia, mas em
estilos e sub-culturas passaram a ser valorizadas.
O
curso irá apresentar trabalhos que analisam, não apenas a relação entre arte e
sociedade, mas as diversas interrelacões associadas a um certo modo de vida
estabelecido.
Amplia-se desta forma a noção de dominação, que não se mantém mais restrita à
dominação econômica, incorporando conflitos ligados a gênero, sexualidade e
raça.
Um dos pensadores atuais mais
influentes, vinculado a esse grupo, é Stuart Hall. De forma extremamente
engenhosa, o sociólogo incorporou os principais atributos do mundo globalizado,
isto é, a importância crescente de meios de informação e da velocidade, mutação
e fluidez de símbolos e significados à discussão clássica do grupo sobre
hegemonia. O mundo da cultura, ainda que constituído por toda sorte de códigos,
continua a ser pensado como arena de disputas e, enquanto tal, vinculado a
interesses coletivos e ao poder político instituído. Compreende, ainda, que em
determinados contextos, identidades sociais são atravessadas por determinações
extremamente múltiplas e diferenciadas. Vivemos em um mundo em que movimentos
sociais se constituem para defender o interesse de trabalhadores, mas também de
mulheres, homossexuais, negros, minorias étnicas e assim por diante. O aliado
em um determinado momento de reivindicação pode ser o opressor do momento
subsequente.
PROGRAMA
Setembro
16 Apresentação do curso
23 Autores clássicos e contemporâneos
30 Filme:
Os perigos de uma
história única. Conferência da escritora Nigeriana Chimamanda Adichie no TED
(Tecnology, Entertainement and Design).
No link abaixo a conferência está legendada em português:
Outubro
07 Gramsci, Antonio. 2006. “Apontamentos
para uma introdução e um encaminhamento ao estudo da filosofia e da história da
cultura.” Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Cadernos
do Cárcere vol. 1. pp. 93-114; vol. 2, pp. 15-53. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira.
14 Seminário
21 Williams, Raymond. 1969. Cultura e
sociedade. São Paulo: Nacional.
28 Santos, Myrian
Sepúlveda dos. 2011.“Museus, liberalismo e indústria
cultural. Ciências Sociais”.Unisinos.
47, p.189 - 198.
Santos, Myrian Sepúlveda dos. 1998.“Mangueira
e Império: A Carnavalização do Poder pelas Escolas de Samba do Rio de Janeiro”.
p. 115-144. In: Zaluar, Alba (org.). Um
Século de Favela. Rio de Janeiro: FGV.
Novembro
04 Seminário
11 Prova
1
18 Filme: O Visitante (The Visitor ) 2007. Escrito e dirigido
por Thomas McCarthy e estrelado por Richard
Jenkins. Sinopse: O filme trata da vida de um professor universitário,
viúvo e solitário já na meia idade cuja vida muda quando se depara com questões
como identidade, imigração e relações multiculturais em um mundo pós 11 de
setembro.
25 Hall, Stuart. 1998. “Identidade
Cultural e Diáspora”. In: Revista do Patrimônio. Brasília: IPHAN
Dezembro
02 Gilroy, Paul. 2001. "Jóias
trazidas da servidão: música negra e a política de autenticidade". In: O
Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34.
pp. 157-222 (capítulo 3)
09 Castro,
Mauricio Barros de. 2010. Mestre João Grande: na roda do mundo. Rio
de Janeiro: Garamond/Biblioteca Nacional.
16 Seminário
(Recesso: 20 de dezembro a 5
de janeiro)
Janeiro
06 Said, Edward. 2007. Orientalismo: o
Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras (pp.
27-163; 273-437).
13 Quijano, Aníbal. 2005. “Colonialidade do Poder,
Eurocentrismo e América Latina”. In: Lander, E. (ed.) A colonialidade do
saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americana, 227-278.
Buenos Aires: Clacso.
20 Seminário
27 Prova 2