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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EMENTA 2013/2


Disciplina: Tóp. Esp.    Sociol.XXXIX                   IFCH 02 Eletiva 9    :  10736


Curso: Indicadores Sociais


Professor responsável: Ignácio


Assistentes: Alinne Veiga


Período: 2º Ano: 2013


Créditos............- 30 horas-aula

                                              

Objetivos:


Neste curso iremos discutir o uso e o significado dos principais indicadores sociais. Os alunos se familiarizarão com os principais sistemas de indicadores e o processo de criação dos mesmos.




Programa de curso :


1.      OPERACIONALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS

1.1.   Variáveis

1.2.   Níveis de medição

1.3.   Operacionalização

2.      Conceitos básicos relacionados a indicadores sociais

2.1.   Indicadores: Definição, uso e relevância

2.2.   Fontes de Dados Sociais

2.3.   Fórmulas e operações: número, média

2.4.   Fórmulas e operações: razão, proporção, taxa, risco

2.5.   Fórmulas e operações: incidência, prevalência, chances

2.6.   Índices

3.      Sistema de Indicadores

3.1.   Construção de indicadores demográficos e de saúde, e padronização de medidas brutas

3.2.   Construção de indicadores de segurança pública, criminalidade e justiça

3.3.   Construção de indicadores educacionais

3.4.   Construção de indicadores de mercado de trabalho, renda e pobreza

3.5.   Construção de indicadores habitacionais, de infraestrutura urbana, de qualidade de vida, de meio ambiente e de opinião pública

3.6.   Construção de índices de desigualdade e desenvolvimento humanos




Bibliografia:


Jannuzzi,Paulo M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001.

Cano, Ignacio . Medidas em Ciências Sociais. In: Mello e Souza, A.. (Org.). Avaliação Educacional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005, v. , p. 63-89

IBGE. Para Compreender a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 1991

GUIMARÃES, J.R.S e JANNUZZI, P.M. IDH, Indicadores sintéticos e suas aplicações em políticas públicas: uma análise crítica. Anais do 14º Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Caxambu, 2004.