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Disciplina:
Tópicos Especiais em Ciência Política XX - (IFCH
02 06929)
Curso:
Ciência sociais
Professor
responsável: João Trajano Sento-Sé
Período:
2014.2
Horário: 2ª M3/M6
Créditos: 4 - 60 Horas-aula
Objetivos:
Este
curso tem como objetivo o debate de alguns postulados que fundamentam
diferentes concepções de democracia vigentes na contemporaneidade. A partir da
apresentação de três diferentes abordagens para a questão democrática, o que
será feito na primeira parte do curso, passaremos à discussão de algumas das
formulações levadas a termo no contexto da consolidação da democracia no Brasil.
Programa de
curso:
1. Três formas de
pensar a democracia:
2. Democracia como
garantia de acesso a direitos
3. Democracia como
formalização de instituições de representação
4. Democracia como
participação
5. Os três nomes de
democracia e seus diferentes sentidos nos recentes processos políticos no
Brasil
Bibliografia:
A bibliografia será apresentada no primeiro dia de aula.
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Disciplina:Tópicos Especiais em Ciência
Política XXIV - (IFCH 02 10741)
Curso: Ciências Sociais
Professor responsável: José Eisenberg
Período: 2014.2
Créditos: 04 - 60 Horas-aula
Horário: Segunda-Feira, T2-T5
Mídia, Participação Política e Redes
Sociais
O
objetivo desta disciplina é introduzir os estudantes ao estudo das novas
tecnologias de informação e comunicação, analisando como as suas formas mais
recentes, a Internet, e modos de interação vigentes – rede sociais como o
Facebook – tem alterado (a) os modos de organização da difusão de informação
sobre a política, e por decorrência, o perfil da mídia e da cobertura que ela
oferta, e (b) os modos de participação política, e por decorrência os
instrumentos e vigor da esfera pública nas democracias contemporâneas. A disciplina
é composta de duas partes. A primeira metade discute a literatura relevante à
construção do objeto temático proposto. A segunda metade consiste de exercícios
práticos de pesquisa, em formato de oficina, visando a confecção dos trabalhos
finais para avaliação.
Programa
1.Introdução
2.A esfera pública
3.A participação política
4.A mídia e a opinião pública
5.Redes sociais
6.O caso Facebook
7.Novos modelos de participação
8.Novas mídias e mudanças estruturais na esfera pública
9.Redes Sociais e Ciências Sociais: metodologias de pesquisa
10.
Oficina de Pesquisa (6 sessões)
Bibliografia
Aldé, A. et alii. “A
febre dos blogs de política”. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 33, agosto 2007, p.29-40.
Avritzer,
Leonardo. “Instituições participativas e desenho institucional: algumas
considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático”. Opinião Pública, vol. 14, nº 1, Junho, 2008, p.43-64.
Dahlgren, P.
“As Culturas Cívicas e a Internet: para uma contextualização
de participação política”.
Media & Jornalismo, N.º 18, Vol.º 10, N.º 1 – Primavera / Verão 2011 pp.
11–30.
Eisenberg,
José. “Internet, Democracia e República”.
DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 46, no 3, 2003, pp.
491-511.
Eisenberg, J.;
Cepik, M. (Org.), Internet e política: Teorias da democracia eletrônica. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 2002. Vários
artigos.
Eisenberg, J.;
Lyra, Diogo. “A invasão brasileira do Orkut”. Ciência Hoje, 226, Rio de Janeiro, 2006.
Eisenberg, J.; Mudesto, R. “A Pax
Zuckerberg”. Ciência Hoje, 300, Rio de Janeiro, 2013.
Gladwell, M. “A revolução não será tuitada”. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-revolucao-nao-sera-tuitada
em 14/12/2010 na edição 620.
Gomes, Wilson.
“A democracia digital e o problema da
participação civil na decisão política”, Revista Fronteiras – estudos
midiáticos, VII(3), setembro/dezembro 2005, p. 214-222.
____________.
“Internet e participação política em sociedades democráticas”, Revista FAMECOS,
Porto Alegre, nº 27, agosto 2005, p.58-78.
Habermas,
Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública, Tempo Brasileiro.
Maia, Rousiley
C. M. ”Redes cívicas e internet: efeitos
democráticos do associativismo”. LOGOS 27: Mídia e democracia. Ano 14, 2º
semestre 2007, p.43-62.
Malini, Fabio.
“A opinião pública distribuída: blogs e
jornalismo nas Eleições Brasileiras de 2006”. E-Compós. Agosto, 2007,
p.1-21.
Marques, Francisco
Jamil. “O problema da participação
política no modelo deliberativo de democracia”. Rev. Sociol. Polít.,
Curitiba, v. 20, n. 41, fev. 2012, p. 21-35.
____________________.
“Debates políticos na internet: a
perspectiva da conversação civil”. Opinião Pública. Campinas, vol. 12, nº
1, Abril/Maio, 2006, p. 164-187.
Miguel, Luiz
Felipe. “Representação Política em 3D”.
Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.18, no.51, fevereiro, 2003,
p.123-140
Pereira, Marcus
Abilio. “Internet e Mobilização Política
– os movimentos sociais na era digital”, Teoria &Sociedade, no.18.2, julho-dezembro,
2010, p.10-32.
Rudiger,
Francisco. “Sherry Turkle, percursos e
desafios da etnografia virtual”. Revista Fronteiras – estudos midiáticos
14(2), maio/agosto 2012, p.155-163.
Thompson, John
B. Mídia e Modernidade: uma teoria social da mídia. Ed. Vozes, Petropolis,
2001.
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Disciplina: Tópicos Especiais em
Ciência Política XXV - (IFCH 02 10742)
Curso: Ciências Sociais
Professor responsável: José Eisenberg
Período: 2014.2
Créditos: 04 - 60 Horas-aula
Horário: Terça-Feira, T2-T5
Processos Eleitorais no Brasil
Contemporâneo
O objetivo
desta disciplina é introduzir os estudantes à teoria e prática de análise de
processos eleitorais. Estudar hipóteses relevantes sobre dinâmicas eleitorais
no Brasil, conhecer as principais metodologias de estudo destes processos, e participar
de uma oficina de pesquisa a partir das eleições de 2014, formam o tripé de
atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre.
Programa
1.
Introdução
2.
Democracia e Federação
3.
O Sistema Eleitoral Brasileiro
4.
Cultura Política e Processos Eleitorais
5.
O Conceito de Clientela: Elites
Políticas e Voto
6.
Metodologias de Pesquisa Eleitoral
7.
A Futurologia do Voto: a pesquisa de
opinião
8.
A Etnografia do Voto
9.
A Geografia do Voto
10. A Demografia do Voto
11. Oficina de Pesquisa –
Eleições 2014 (4 sessões)
Bibliografia
Constituição
da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Canêdo,
Letícia Bicalho (org.), O Sufrágio Universal e a Invenção Democrática, Ed.
Estação Liberdade, São Paulo, 2005.(artigos
selecionados)
Carvalho, José
Murilo. “Mandonismo, Coronelismo,
Clientelismo: Uma Discussão Conceitual”, Dados, v.40 n.2, Rio de Janeiro,
1997.
Eisenberg, J.;
Araújo, G. “A Questão Municipal: o voto na cultura política brasileira”,
Revista Pittacos, http://revistapittacos.org/2012/09/09/a-questao-municipal-o-voto-na-cultura-politica-brasileira/.
Eisenberg,
José, et alii. Atlas Eleitoral, v.1.0, software.
Leal, Vitor
Nunes, Coronelismo, Voto e Enxada, Cia. das Letras, SP, 7a.ed.,
2012.
Nicolau,
Jairo, História do Voto no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora,
2002.
Queiroz, Maria
Isaura Pereira, O Mandonismo Local da Vida Política Brasileira e Outros
Ensaios, Ed. Alfa-Ômega, São Paulo, 1976.
Limongi,
Fernando, “Eleições e Democracia no
Brasil: Victor Nunes Leal e a Transição de 1945”, Dados, Rio de Janeiro,
vol. 55, no 1, 2012, pp. 37 a 69.
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Disciplina:
Tópicos Especiais em Ciência Política XXVI - (IFCH
02 10743)
Curso:
Ciência Sociais
Professor
responsável: João Trajano Sento-Sé
Período:
2014.2
Horário: 4ª T2/T5
Créditos: 4 - 60 Horas-aula
O
curso será dedicado à leitura de alguns textos fundamentais das teorias do pós-colonialismo
e dos chamados estudos subalternos. Dessa forma, espera-se franquear aos
estudantes de graduação o acesso a algumas das mais instigantes interpelações
ao projeto moderno formuladas nos últimos anos do século XX e na primeira
década do século atual.
Programa de
curso :
1. Primórdios:
Franz Fanon e a crítica inicial ao colonialismo;
2. Primórdios II: a
crítica às identidades abrangentes (oriente, áfrica, etc.);
3. alguns textos
básicos do pós-colonialismo e dos estudos subalternos
Bibliografia:
Bibliografia a
ser apresentada na primeira aula.
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Disciplina: Tópicos Ciência Política XXXIII - (IFCH 02 10750)
Tema:
A analítica do poder em Michel Foucault
Curso:
Ciência Política
Professor
responsável: Paulo Jorge Ribeiro
Período: 2014.2
Horário: 6ª T2/T5
Créditos
: 04 - 60 Horas-aula
Objetivos:
O curso visa fornecer
uma introdução às questões centrais do pensamento de M. Foucault, através da
exploração de algumas de suas problemáticas principais – saber, poder,
indivíduo – e de sua metodologia de trabalho – a tensão entre as tradições
nietszcheana e kantiana.
Serão apresentados e
discutidos alguns trabalhos, ensaios e entrevistas a serem apontadas como
pontes possíveis com o campo das Ciências Sociais. O objetivo é levar o aluno a
compreender a perspectiva da ontologia
histórica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma crítica fundamental no fazer
profissional. A ideia é possibilitar, por fim, através do exercício da análise
do pensamento foucaultiano, o reconhecimento de algumas caixas de ferramentas que são caras ao pensamento hodierno.
Programa de curso:
O
conjunto da obra de Michel Foucault pode ser estabelecida a partir de três
grandes fases que correspondem a conjuntos de problemáticas que possibilitam
múltiplas entradas e enfoques a sua obra.
O
curso aqui proposto pretende estudar as duas últimas fases do trabalho de
Foucault – a saber: a fase do diagrama, das relações de poder, estabelecida em
distância de uma teoria política; e a última fase, onde ele empreendeu as
análises das técnicas de si, ou, em outro de seus termos, das práticas de
subjetivação.
Empreende-se,
aqui, buscar constituir algumas relações entre a filosofia de Foucault e a
antropologia, almejando estabelecer alguns usos possíveis que aquela pode
fornecer a esta última.
Bibliografia:
(TODA
A BIBLIOGRAFIA EXISTE EM PORTUGUÊS)
|
Módulo
I - Poder e Modos de Dominação
“Deux
Essais sur le Sujet et le Pouvoir”. In: Michel Foucault. Un Parcour Philosophique. Rabinow e Dreifus. 297-321.
“Soberania
e Disciplina”. In: Microfísica do Poder.
179-191.
Foucault, Michel 1975
Surveiller et Punir. Naissance de la Prison. Paris: Gallimard.
Dits et Ecrits II
“Sur la Prison”. Pp. 740-754
Dits et Écrits III
“Dialogue
sur le Pouvoir”. Pp 464-477
Dits et Écris IV
“Les
Mailles du Pouvoir”. Pp 182-201 e 317.
Foucault,
Michel 1978. A Verdade e as Formas Jurídicas. Terceira Conferência. Pp 63-88
“A
Governamentalidade”. In: Microfísica do
Poder. Pp. 277-292
Módulo
II - O Cuidado de Si e as Práticas de Subjetivação
Dits et Écrits III.
“Histoire
de la Sexualité”. Pp.298-329
Dits et Écrits IV
“Sexualité et Solitude”. Pp. 168-177
Foucault, Michel 1979. A História da Sexualidade I. A
Vontade de Saber. Cap. 2 (pp. 9-51).
A
História da Sexualidade I. Cap. IV. Pp 73-123.
Dits et Écrits IV
“À
Propos de la Généalogie et de lÉthique”. Pp 383-411
“La
Technologie Politique des Individus” pp. 813-828
“Vérité,
Pouvoir et Soi”. 777-783
Dits et Écrits IV
“Usage des Plaisirs et Techniques de Soi”. Pp. 539-561.
“Une
Esthétique de l´Existence”. 730-746.
“Les
Téchniques de Soi”. Pp. 783-813.
Foucault,
Michel 1979. A História da Sexualidade II.
Cap. I (31-87)
A História da Sexualidade II. cap. IV (165-199).
A História da Sexualidade III. Cap. II. Pp 43-74
Sugestões de leitura
Foucaut,
M. Il Faut Défendre la Société. Cours au Collège de France 1976. Paris: Gallimard.
1997.
_________ Sécurité,
Territoire, Population. Cours au Collége de France 1977-78. Paris:
Gallimard. 2004.
_________ Naisssance
de la Biopolique. Cours au Collège de France. 1978-1979. Paris: Gallimard. 2004.
_________
L’Hermeutique du Sujet. Cours au Collège
de France. 1981-1982. Paris: Gallimard. 2001.
Maurice
Blanchot s/d. Foucault como o Imagino.
Lisboa: Relógio d´Água.
Daniel
Defert e François Ewald (orgs.) 1994 Dits
e Écrits. 4 vol. (existe uma tradução em português, com uma organização por
temas, e não cronológica como é a edição francesa, pela editora Forense).
Michelle Perrot (org.) L´Impossible Prison. Paris: Seuil. 1980.
Michel Foucault Philosophe. Paris:
Seuil. 1989.
Didier Eribon. Michel
Foucault. Uma Bibliografia. São Paulo:
Companhia das Letras. 1990.
_______
Michel Foucault e seus Contemporâneos.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Gilles
Deleuze 2003 [1984]. “Sur les Principaux Concepts de Michel Foucault”. In: Deux Régimes de Fous. David Lapoujade
(org.). Paris: Minuit.
________
Foucault. Paris: Minuit. 1986.
Paul Veyne. “Foucault Révolutionne l’Histoire”. In: Comment on Écrit l’Histoire. Paris:
Seuil. 1978.
_______ “Le Dernier Foucault et sa Morale”. Critique
471/472. 1986.
_______ Michel
Foucault, sa vie, sa personne. Paris: Albin Michel. 2008
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Disciplina:
Tópicos Especiais de Ciência Política XXXVIII - (IFCH02 10755)
Curso:
Ciências Sociais
Tema: Teoria Política de Max Weber
Professor
responsável: Valter Duarte Ferreira Filho
Período: 2014.2
Créditos: 4 -
60 Horas-aula
Horário: Segundas de N1 a N4.
Objetivos:
A
proposta do curso é desenvolver estudos sobre a parte política do pensamento de
Max Weber tendo como referência os fundamentos da sua Sociologia Compreensiva.
Programa de curso :
1. Fundamentos do pensamento sociológico de Max
Weber: definições de sociologia, de ação social, de relação social, dos tipos
ideais de ação social e dos tipos ideais de dominação.
2. “A Política como Vocação” e as definições de
Estado, nação, “classes”, estamentos, partidos e disciplina.
3. Relações entre religiões e as esferas política,
estética e erótica.
4. Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
Referências Bibliográficas:
Bendix, Reinhard. Max Weber, um perfil
intelectual. Tradução dee E. Hanna e J. Viegas Filho. Brasília, Editora
Universidade de Brasília, 1986.
Cohn, Gabriel (org.) Weber. “Coleção
Grandes Cientistas Sociais”. São Paulo,
Editora Ática, 1979.
_______________. Crítica e Resignação:
fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo, T. A. Queiroz, Editor, 1979.
Duarte, Valter. A Sociologia Encantada
de Max Weber. Revista ADVIR nº 24.
___________. A Sociologia Compreensiva
individualista quanto ao método de Max Weber. Revista ADVIR nº 26.
Weber, Max. Ensaios de Sociologia. Rio
de Janeiro, Zahar, várias edições.
___________. Economia y Sociedad.
México, Fondo de Cultura Econômica.
___________. Sobre a Teoria das Ciências
Sociais. Lisboa, Editorial Presença.
___________. A Ética Protestante e o
Espírito do Capitalismo. São Paulo, Editora Pioneira.
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Disciplina: Tópicos
Especiais em Ciência Política XXXIV - (IFCH 02
10751)
Tema:
Violência e poder
Curso:
Ciência Política
Professor
responsável: Paulo Jorge Ribeiro
Período:
2014.2
Horário: 3ª N1/N2 e 5ª N3/N4
Créditos
: 4 - 60 Horas-aula
Objetivos
Este curso visa examinar algumas temáticas presentes no interior da
questão da violência e da ordem social, primordialmente tendo como cenário o
mundo contemporâneo. Será almejado aqui ultrapassar as abordagens
funcionalistas da violência, já que as questões da seguridade e da violência
não podem ser abordadas e visualizadas como problemáticas puramente objetivas
ligadas à reprodução da ordem social.
Programa de curso:
1a parte: Mapeando questões: violência, poder e ordem
2ª parte: Homens em tempos sombrios
3a parte: “... nós, cuja tarefa é precisamente a vigília”.
Friedrich Nietzsche
Bibliografia:
1a parte:
ELIAS, Norbert. “Sugestões para uma
teoria dos processos civilizadores”, in O
processo civilizador - Vol. 2. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994.
________. “Civilização e violência”.
In: Os alemães. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editor, 1999.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
FOUCALT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 7a. edição, Petrópolis,
Vozes, 1989 (capítulo a ser selecionado).
2a parte:
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de
História. In: ______. Obras escolhidas. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. Teorias do fascismo alemão
In: ______. Obras escolhidas — Magia
e técnica, arte e política, v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
LEVI, Primo. “The gray zone”. In: The
drowned and the saved. New York, Vintage Books, 1989.
ARENDT,
Hannah. “Julgamento, apelação e execução”. In: Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SÉMELIN, Jacques. “compreender?” In: Purificar e destruir: usos políticos de massacres e dos genocídios.
Rio de Janeiro: Difel, 2005. (19-62)
3a parte:
FOUCAULT, Mcihel. “Aula de 17 de
março de 1976”. In: Em defesa da
sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MBEMBE, Achile. Necropolitics. In: Public
Culture
15(1): 11–40.
DAS,
Veena e POOLE, Deborah. "El estado y sus márgenes. Etnografías comparadas". In: Anthropology
in the Margins of the State, School of American Research Press, Santa Fe
(NM), 2004. (existe
versão na internet)
AGAMBEN,
Giorgio. “Polizia sovrana”. In: Mezzi
senza finne – note sulla politica. Torino: Bollati Boringhieri, 2008
(ristampa luglio).
ZIZEK,
Slavoj. Violência. “Teme o teu
próximo como a ti mesmo!”. In: Violência. Lisboa: Rlógio D’Água, 2008.
Bibliografia complementar
|
BALIBAR, Étienne. “Violencia: idealidad y crueldad. In: Violencias, identidades y civilidade. Barcelona:
Gedisa, 2005.
CHESNAIS, Jean-Claude. Historie
de la violence. Paris: Editions Robert Laffont, 1981.
CHEVALIER. Louis. Classes
labourieuses et classes dangereuses. Paris: Pluriel, 1978.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. São Paulo: Companhia das Letras,
1989.
ENZENSBERGER, Hans Magnus (1995).
Visões da Guerra Civil. In: _____. Guerra
Civil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo, Paz & Terra, 1990.
_________________________________________________________________________________
Disciplina: Tópicos de Ciência Política XL (Eleições) IFCH 02 10757 Curso: Ciências sociais Professor responsável: Fernando Lattman-Weltman Período: 2014/ 2 Ano: 2014 Créditos: 4 Horas-aula: 60 Objetivos: O objetivo do curso é apresentar aos alunos a temática, central para a Ciência Política, das eleições. Tendo como pano de fundo e principal fonte de informação empírica o próprio processo das eleições gerais, que se desenrolarão em sua fase decisiva, ao longo do curso, pretendemos situar os alunos no contexto histórico mais amplo dos processos eleitorais no Brasil, com especial ênfase para a conformação e desempenho das principais instituições políticas envolvidas. Programa de curso: A história do voto no Brasil. Eleições e evolução institucional política. O sistema eleitoral e suas transformações. Os partidos políticos brasileiros. Cultura política, ideologias e estratégias de campanha. Ordem federativa e representação. A Justiça Eleitoral. A mídia, o Horário de Propaganda Eleitoral e as sondagens de intenção de voto. Bibliografia (sujeita a eventuais modificações ao longo do curso): ALBUQUERQUE, Afonso, Aqui você vê a verdade na tv: a propaganda política na televisão, UFF, Niterói, 1999. AVELAR, L. & CINTRA, A.O. (orgs.). Sistema político brasileiro: uma introdução, KAS/Unesp, São Paulo, 2007. KUSCHNIR, Karina, O cotidiano da política, Zahar, Rio de Janeiro, 2000. LAMOUNIER, Bolívar, “Authoritarian Brazil revisitado: o impacto das eleições na abertura política brasileira”, in: Dados: Revista de Ciências Sociais, 29(3), set/dez 1986. LAVAREDA, Antônio, A democracia nas urnas: o processo partidário eleitoral brasileiro, Iuperj/Rio Fundo, Rio de Janeiro, 1991. LIMA, Venício A. de (org.), A mídia nas eleições 2006, Perseu Abramo, São Paulo, 2007. NICOLAU, Jairo, História do voto no Brasil, Zahar, Rio de Janeiro, 2002. NICOLAU, Jairo, Multipartidarismo e democracia, Editora FGV. Rio de Janeiro, 1996. NICOLAU, Jairo, Sistemas eleitorais: uma introdução, Editora FGV, Rio de Janeiro, 2002. SADEK, Maria Teresa, A justiça eleitoral e a consolidação da democracia no Brasil, KAS, São Paulo, 1995. SOARES, Gláucio Ary Dillon, Sociedade e política no Brasil: desenvolvimento, classe e política durante a 2a República, Difel, São Paulo, 1973. |