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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ementas Eletivas 2014.2

ELETIVAS CIÊNCIA POLÍTICA
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Disciplina: Tópicos Especiais em Ciência Política XX - (IFCH 02 06929) 
Curso: Ciência sociais 
Professor responsável: João Trajano Sento-Sé 
Período: 2014.2
Horário: 2ª M3/M6
Créditos: 4 - 60 Horas-aula 
                                              
Objetivos: 
Este curso tem como objetivo o debate de alguns postulados que fundamentam diferentes concepções de democracia vigentes na contemporaneidade. A partir da apresentação de três diferentes abordagens para a questão democrática, o que será feito na primeira parte do curso, passaremos à discussão de algumas das formulações levadas a termo no contexto da consolidação da democracia no Brasil.
  
Programa de curso:

1. Três formas de pensar a democracia:
2. Democracia como garantia de acesso a direitos
3. Democracia como formalização de instituições de representação
4. Democracia como participação
5. Os três nomes de democracia e seus diferentes sentidos nos recentes processos políticos no Brasil



Bibliografia: 
A bibliografia será apresentada no primeiro dia de aula.
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Disciplina:Tópicos Especiais em Ciência Política XXIV - (IFCH 02 10741)
Curso: Ciências Sociais
Professor responsável: José Eisenberg
Período: 2014.2
Créditos: 04 - 60 Horas-aula
Horário: Segunda-Feira, T2-T5



Mídia, Participação Política e Redes Sociais

O objetivo desta disciplina é introduzir os estudantes ao estudo das novas tecnologias de informação e comunicação, analisando como as suas formas mais recentes, a Internet, e modos de interação vigentes – rede sociais como o Facebook – tem alterado (a) os modos de organização da difusão de informação sobre a política, e por decorrência, o perfil da mídia e da cobertura que ela oferta, e (b) os modos de participação política, e por decorrência os instrumentos e vigor da esfera pública nas democracias contemporâneas. A disciplina é composta de duas partes. A primeira metade discute a literatura relevante à construção do objeto temático proposto. A segunda metade consiste de exercícios práticos de pesquisa, em formato de oficina, visando a confecção dos trabalhos finais para avaliação.

Programa

1.Introdução
2.A esfera pública
3.A participação política
4.A mídia e a opinião pública
5.Redes sociais
6.O caso Facebook
7.Novos modelos de participação
8.Novas mídias e mudanças estruturais na esfera pública
9.Redes Sociais e Ciências Sociais: metodologias de pesquisa
10. Oficina de Pesquisa (6 sessões)

Bibliografia
Aldé, A.  et alii. “A febre dos blogs de política”. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 33,  agosto 2007, p.29-40.
Avritzer, Leonardo. “Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático”. Opinião Pública, vol. 14, nº 1, Junho, 2008, p.43-64.
Dahlgren, P.As Culturas Cívicas e a Internet: para uma contextualização de participação política”. Media & Jornalismo, N.º 18, Vol.º 10, N.º 1 – Primavera / Verão 2011 pp. 11–30.
Eisenberg, José. “Internet, Democracia e República”. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 46, no 3, 2003, pp. 491-511.
Eisenberg, J.; Cepik, M. (Org.), Internet e política: Teorias da democracia eletrônica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. Vários artigos.
Eisenberg, J.; Lyra, Diogo. “A invasão brasileira do Orkut”. Ciência Hoje, 226, Rio de Janeiro, 2006.
Eisenberg, J.; Mudesto, R. “A Pax Zuckerberg”. Ciência Hoje, 300, Rio de Janeiro, 2013.
Gladwell, M. A revolução não será tuitada”. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-revolucao-nao-sera-tuitada em 14/12/2010 na edição 620.
Gomes, Wilson. “A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política”, Revista Fronteiras – estudos midiáticos, VII(3), setembro/dezembro 2005, p. 214-222.
____________. “Internet e participação política em sociedades democráticas”, Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 27, agosto 2005, p.58-78.
Habermas, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública, Tempo Brasileiro.
Maia, Rousiley C. M. ”Redes cívicas e internet: efeitos democráticos do associativismo”. LOGOS 27: Mídia e democracia. Ano 14, 2º semestre 2007, p.43-62.
Malini, Fabio. “A opinião pública distribuída: blogs e jornalismo nas Eleições Brasileiras de 2006”. E-Compós. Agosto, 2007, p.1-21.
Marques, Francisco Jamil. “O problema da participação política no modelo deliberativo de democracia”. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 20, n. 41, fev. 2012, p. 21-35.
____________________. “Debates políticos na internet: a perspectiva da conversação civil”. Opinião Pública. Campinas, vol. 12, nº 1, Abril/Maio, 2006, p. 164-187.
Miguel, Luiz Felipe. “Representação Política em 3D”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.18, no.51, fevereiro, 2003, p.123-140
Pereira, Marcus Abilio. “Internet e Mobilização Política – os movimentos sociais na era digital”, Teoria &Sociedade, no.18.2, julho-dezembro, 2010, p.10-32.
Rudiger, Francisco. “Sherry Turkle, percursos e desafios da etnografia virtual”. Revista Fronteiras – estudos midiáticos 14(2), maio/agosto 2012, p.155-163.
Thompson, John B. Mídia e Modernidade: uma teoria social da mídia. Ed. Vozes, Petropolis, 2001.

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Disciplina: Tópicos Especiais em Ciência Política XXV - (IFCH 02 10742)
Curso: Ciências Sociais
Professor responsável: José Eisenberg
Período: 2014.2
Créditos: 04 - 60 Horas-aula
Horário: Terça-Feira, T2-T5


Processos Eleitorais no Brasil Contemporâneo

O objetivo desta disciplina é introduzir os estudantes à teoria e prática de análise de processos eleitorais. Estudar hipóteses relevantes sobre dinâmicas eleitorais no Brasil, conhecer as principais metodologias de estudo destes processos, e participar de uma oficina de pesquisa a partir das eleições de 2014, formam o tripé de atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre.


Programa

1.    Introdução
2.    Democracia e Federação
3.    O Sistema Eleitoral Brasileiro
4.    Cultura Política e Processos Eleitorais
5.    O Conceito de Clientela: Elites Políticas e Voto
6.    Metodologias de Pesquisa Eleitoral
7.    A Futurologia do Voto: a pesquisa de opinião
8.    A Etnografia do Voto
9.    A Geografia do Voto
10. A Demografia do Voto
11.  Oficina de Pesquisa – Eleições 2014 (4 sessões)


Bibliografia

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Canêdo, Letícia Bicalho (org.), O Sufrágio Universal e a Invenção Democrática, Ed. Estação Liberdade, São Paulo, 2005.(artigos selecionados)
Carvalho, José Murilo. “Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual”, Dados, v.40 n.2, Rio de Janeiro, 1997.
Eisenberg, J.; Araújo, G. “A Questão Municipal: o voto na cultura política brasileira”, Revista Pittacos, http://revistapittacos.org/2012/09/09/a-questao-municipal-o-voto-na-cultura-politica-brasileira/.
Eisenberg, José, et alii. Atlas Eleitoral,  v.1.0, software.
Leal, Vitor Nunes, Coronelismo, Voto e Enxada, Cia. das Letras, SP, 7a.ed., 2012.
Nicolau, Jairo, História do Voto no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.
Queiroz, Maria Isaura Pereira, O Mandonismo Local da Vida Política Brasileira e Outros Ensaios, Ed. Alfa-Ômega, São Paulo, 1976.
Limongi, Fernando, “Eleições e Democracia no Brasil: Victor Nunes Leal e a Transição de 1945”, Dados, Rio de Janeiro, vol. 55, no 1, 2012, pp. 37 a 69.

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Disciplina: Tópicos Especiais em Ciência Política XXVI - (IFCH 02 10743) 
Curso: Ciência Sociais 
Professor responsável: João Trajano Sento-Sé 
Período: 2014.2 
Horário: 4ª T2/T5 
Créditos: 4 - 60 Horas-aula
                                              

O curso será dedicado à leitura de alguns textos fundamentais das teorias do pós-colonialismo e dos chamados estudos subalternos. Dessa forma, espera-se franquear aos estudantes de graduação o acesso a algumas das mais instigantes interpelações ao projeto moderno formuladas nos últimos anos do século XX e na primeira década do século atual. 




Programa de curso :

1. Primórdios: Franz Fanon e a crítica inicial ao colonialismo;
2. Primórdios II: a crítica às identidades abrangentes (oriente, áfrica, etc.);
3. alguns textos básicos do pós-colonialismo e dos estudos subalternos


Bibliografia: 
Bibliografia a ser apresentada na primeira aula.

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Disciplina: Tópicos Ciência Política XXXIII - (IFCH 02 10750)
Tema: A analítica do poder em Michel Foucault
Curso:  Ciência Política 
Professor responsável: Paulo Jorge Ribeiro 
Período: 2014.2
Horário: 6ª T2/T5 
Créditos : 04 - 60 Horas-aula
                                              
Objetivos: 
O curso visa fornecer uma introdução às questões centrais do pensamento de M. Foucault, através da exploração de algumas de suas problemáticas principais – saber, poder, indivíduo – e de sua metodologia de trabalho – a tensão entre as tradições nietszcheana e kantiana. 
Serão apresentados e discutidos alguns trabalhos, ensaios e entrevistas a serem apontadas como pontes possíveis com o campo das Ciências Sociais. O objetivo é levar o aluno a compreender a perspectiva da ontologia histórica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma crítica fundamental no fazer profissional. A ideia é possibilitar, por fim, através do exercício da análise do pensamento foucaultiano, o reconhecimento de algumas caixas de ferramentas que são caras ao pensamento hodierno.


Programa de curso: 
O conjunto da obra de Michel Foucault pode ser estabelecida a partir de três grandes fases que correspondem a conjuntos de problemáticas que possibilitam múltiplas entradas e enfoques a sua obra. 
O curso aqui proposto pretende estudar as duas últimas fases do trabalho de Foucault – a saber: a fase do diagrama, das relações de poder, estabelecida em distância de uma teoria política; e a última fase, onde ele empreendeu as análises das técnicas de si, ou, em outro de seus termos, das práticas de subjetivação.
Empreende-se, aqui, buscar constituir algumas relações entre a filosofia de Foucault e a antropologia, almejando estabelecer alguns usos possíveis que aquela pode fornecer a esta última.

  
Bibliografia:
(TODA A BIBLIOGRAFIA EXISTE EM PORTUGUÊS)


Módulo I - Poder e Modos de Dominação

“Deux Essais sur le Sujet et le Pouvoir”. In: Michel Foucault. Un Parcour Philosophique. Rabinow e Dreifus. 297-321.

“Soberania e Disciplina”. In: Microfísica do Poder. 179-191.

Foucault, Michel 1975 Surveiller et Punir. Naissance de la Prison. Paris: Gallimard.
  
Dits et Ecrits II

“Sur la Prison”. Pp. 740-754


Dits et Écrits III

“Dialogue sur le Pouvoir”. Pp 464-477


Dits et Écris IV

“Les Mailles du Pouvoir”. Pp 182-201 e 317.


Foucault, Michel 1978. A Verdade e as Formas Jurídicas. Terceira Conferência. Pp 63-88


“A Governamentalidade”. In: Microfísica do Poder. Pp. 277-292


Módulo II - O Cuidado de Si e as Práticas de Subjetivação

Dits et Écrits III.

“Histoire de la Sexualité”. Pp.298-329


Dits et Écrits IV

“Sexualité et Solitude”. Pp. 168-177


Foucault, Michel 1979. A História da Sexualidade I. A Vontade de Saber. Cap. 2 (pp. 9-51).

A História da Sexualidade I. Cap. IV. Pp 73-123.


Dits et Écrits IV


“À Propos de la Généalogie et de lÉthique”. Pp 383-411

“La Technologie Politique des Individus” pp. 813-828

“Vérité, Pouvoir et Soi”. 777-783



Dits et Écrits IV

“Usage des Plaisirs et Techniques de Soi”. Pp. 539-561.

“Une Esthétique de l´Existence”. 730-746.

“Les Téchniques de Soi”. Pp. 783-813.


Foucault, Michel 1979. A História da Sexualidade II. Cap. I (31-87)

A História da Sexualidade II. cap. IV (165-199).

A História da Sexualidade III. Cap. II. Pp 43-74


Sugestões de leitura
Foucaut, M. Il Faut Défendre la Société. Cours au Collège de France 1976. Paris: Gallimard. 1997.

_________ Sécurité, Territoire, Population. Cours au Collége de France 1977-78. Paris: Gallimard. 2004.

_________ Naisssance de la Biopolique. Cours au Collège de France. 1978-1979. Paris: Gallimard. 2004.

_________ L’Hermeutique du Sujet. Cours au Collège de France. 1981-1982. Paris: Gallimard. 2001.

Maurice Blanchot s/d. Foucault como o Imagino. Lisboa: Relógio d´Água.

Daniel Defert e François Ewald (orgs.) 1994 Dits e Écrits. 4 vol. (existe uma tradução em português, com uma organização por temas, e não cronológica como é a edição francesa, pela editora Forense).

Michelle Perrot (org.) L´Impossible Prison. Paris: Seuil. 1980.

Michel Foucault Philosophe. Paris: Seuil. 1989.

Didier Eribon. Michel Foucault. Uma Bibliografia. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.

_______ Michel Foucault e seus Contemporâneos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Gilles Deleuze 2003 [1984]. “Sur les Principaux Concepts de Michel Foucault”. In: Deux Régimes de Fous. David Lapoujade (org.). Paris: Minuit.

________ Foucault. Paris: Minuit. 1986.

Paul Veyne. “Foucault Révolutionne l’Histoire”. In: Comment on Écrit l’Histoire. Paris: Seuil. 1978.

_______ “Le Dernier Foucault et sa Morale”. Critique 471/472. 1986.

_______ Michel Foucault, sa vie, sa personne. Paris: Albin Michel. 2008

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Disciplina: Tópicos Especiais de Ciência Política XXXVIII - (IFCH02 10755) 
Curso: Ciências Sociais
Tema: Teoria Política de Max Weber 
Professor responsável: Valter Duarte Ferreira Filho 
Período: 2014.2 
Créditos: 4 - 60 Horas-aula 
Horário: Segundas de N1 a N4.
                                              
Objetivos: 
A proposta do curso é desenvolver estudos sobre a parte política do pensamento de Max Weber tendo como referência os fundamentos da sua Sociologia Compreensiva.
  

Programa de curso :

1. Fundamentos do pensamento sociológico de Max Weber: definições de sociologia, de ação social, de relação social, dos tipos ideais de ação social e dos tipos ideais de dominação.

2. “A Política como Vocação” e as definições de Estado, nação, “classes”, estamentos, partidos e disciplina.

3. Relações entre religiões e as esferas política, estética e erótica.

4. Ética Protestante e Espírito do Capitalismo. 



Referências Bibliográficas:


Bendix, Reinhard. Max Weber, um perfil intelectual. Tradução dee E. Hanna e J. Viegas Filho. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1986.

Cohn, Gabriel (org.) Weber. “Coleção Grandes Cientistas Sociais”.  São Paulo, Editora Ática, 1979.

_______________. Crítica e Resignação: fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo, T. A. Queiroz, Editor, 1979.

Duarte, Valter. A Sociologia Encantada de Max Weber. Revista ADVIR nº 24.

___________. A Sociologia Compreensiva individualista quanto ao método de Max Weber. Revista ADVIR nº 26.

Weber, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, várias edições.

___________. Economia y Sociedad. México, Fondo de Cultura Econômica.

___________. Sobre a Teoria das Ciências Sociais. Lisboa, Editorial Presença.

___________. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo, Editora Pioneira.

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Disciplina: Tópicos Especiais em Ciência Política XXXIV - (IFCH 02 10751) 
Tema: Violência e poder 
Curso: Ciência Política 
Professor responsável: Paulo Jorge Ribeiro  
Período: 2014.2
Horário: 3ª N1/N2 e 5ª N3/N4 
Créditos : 4 - 60 Horas-aula
                                              
Objetivos 
Este curso visa examinar algumas temáticas presentes no interior da questão da violência e da ordem social, primordialmente tendo como cenário o mundo contemporâneo. Será almejado aqui ultrapassar as abordagens funcionalistas da violência, já que as questões da seguridade e da violência não podem ser abordadas e visualizadas como problemáticas puramente objetivas ligadas à reprodução da ordem social.



Programa de curso:

1a parte: Mapeando questões: violência, poder e ordem
2ª parte: Homens em tempos sombrios
3a parte: “... nós, cuja tarefa é precisamente a vigília”. Friedrich Nietzsche



Bibliografia: 

1a parte:
ELIAS, Norbert. “Sugestões para uma teoria dos processos civilizadores”, in O processo civilizador - Vol. 2. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994.
________. “Civilização e violência”. In: Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
FOUCALT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 7a. edição, Petrópolis, Vozes, 1989 (capítulo a ser selecionado).
2a parte:
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História.   In: ______. Obras escolhidas.   Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. Teorias do fascismo alemão In: ______. Obras escolhidas — Magia e técnica, arte e política, v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
LEVI, Primo. “The gray zone”. In: The drowned and the saved. New York, Vintage Books, 1989.
ARENDT, Hannah. “Julgamento, apelação e execução”. In: Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SÉMELIN, Jacques. “compreender?” In: Purificar e destruir: usos políticos de massacres e dos genocídios. Rio de Janeiro: Difel, 2005.  (19-62)

3a parte:
FOUCAULT, Mcihel. “Aula de 17 de março de 1976”. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MBEMBE, Achile. Necropolitics. In: Public Culture 15(1): 11–40.
DAS, Veena e POOLE, Deborah. "El estado y sus márgenes. Etnografías comparadas". In: Anthropology in the Margins of the State, School of American Research Press, Santa Fe (NM), 2004. (existe versão na internet)
AGAMBEN, Giorgio. “Polizia sovrana”. In: Mezzi senza finne – note sulla politica. Torino: Bollati Boringhieri, 2008 (ristampa luglio).
ZIZEK, Slavoj. Violência. “Teme o teu próximo como a ti mesmo!”. In: Violência. Lisboa: Rlógio D’Água, 2008.


Bibliografia complementar

BALIBAR, Étienne. “Violencia: idealidad y crueldad. In: Violencias, identidades y civilidade. Barcelona: Gedisa, 2005.
CHESNAIS, Jean-Claude. Historie de la violence. Paris: Editions Robert Laffont, 1981.
CHEVALIER. Louis. Classes labourieuses et classes dangereuses. Paris: Pluriel, 1978.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ENZENSBERGER, Hans Magnus (1995). Visões da Guerra Civil. In: _____. Guerra Civil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo, Paz & Terra, 1990.
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Disciplina: Tópicos de Ciência Política XL (Eleições) IFCH 02 10757
Curso: Ciências sociais
Professor responsável: Fernando Lattman-Weltman
Período: 2014/ 2
Ano: 2014
Créditos: 4
Horas-aula: 60

Objetivos:
O objetivo do curso é apresentar aos alunos a temática, central para a Ciência Política, das eleições. Tendo como pano de fundo e principal fonte de informação empírica o próprio processo das eleições gerais, que se desenrolarão em sua fase decisiva, ao longo do curso, pretendemos situar os alunos no contexto histórico mais amplo dos processos eleitorais no Brasil, com especial ênfase para a conformação e desempenho das principais instituições políticas envolvidas. 

Programa de curso: 
A história do voto no Brasil. Eleições e evolução institucional política. O sistema eleitoral e suas transformações. Os partidos políticos brasileiros. Cultura política, ideologias e estratégias de campanha. Ordem federativa e representação. A Justiça Eleitoral. A mídia, o Horário de Propaganda Eleitoral e as sondagens de intenção de voto.

Bibliografia (sujeita a eventuais modificações ao longo do curso): 

ALBUQUERQUE, Afonso, Aqui você vê a verdade na tv: a propaganda política na televisão, UFF, Niterói, 1999.
AVELAR, L. & CINTRA, A.O. (orgs.). Sistema político brasileiro: uma introdução, KAS/Unesp, São Paulo, 2007.
KUSCHNIR, Karina, O cotidiano da política, Zahar, Rio de Janeiro, 2000.
LAMOUNIER, Bolívar, “Authoritarian Brazil revisitado: o impacto das eleições na abertura política brasileira”, in: Dados: Revista de Ciências Sociais, 29(3), set/dez 1986. 
LAVAREDA, Antônio, A democracia nas urnas: o processo partidário eleitoral brasileiro, Iuperj/Rio Fundo, Rio de Janeiro, 1991.
LIMA, Venício A. de (org.), A mídia nas eleições 2006, Perseu Abramo, São Paulo, 2007.
NICOLAU, Jairo, História do voto no Brasil, Zahar, Rio de Janeiro, 2002.
NICOLAU, Jairo, Multipartidarismo e democracia, Editora FGV. Rio de Janeiro, 1996.
NICOLAU, Jairo, Sistemas eleitorais: uma introdução, Editora FGV, Rio de Janeiro, 2002.
SADEK, Maria Teresa, A justiça eleitoral e a consolidação da democracia no Brasil, KAS, São Paulo, 1995.
SOARES, Gláucio Ary Dillon, Sociedade e política no Brasil: desenvolvimento, classe e política durante a 2a República, Difel, São Paulo, 1973.