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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ementa Eletiva 2013/1


DISCIPLINA ELETIVA “RELAÇÕES DE GÊNERO”
1º. SEMESTRE DE 2013
CÓDIGO: TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA XVI [ IFCH 02 6892 ]
TURNO: NOTURNO
Dias : 3ªs e 5ªs.
PROFESSORA CLARA ARAÚJO
EMENTA
O objetivo central do curso é introduzir e familiarizar o aluno com o tema sociológico “Relações de Gênero”.  Relações de gênero ou relações sociais de sexo, segundo alguns, é um dos mecanismos centrais nas interações sociais. Um traço predominante e recorrente é a diferença na valorização dos indivíduos, a depender de sua identificação por sexo e das construções do Gênero em momentos e culturas: diferenças hierárquicas sustentam e reproduzem tais configurações. Como isto se expressa? Como entender os seus traços centrais? O curso pretende contribuir para que os alunos sejam capazes de identificar ferramentas conceituais básicas e possam inserir o tema em abordagens mais amplas da Sociologia.
 Os objetivos são: apresentar conceitos básicos e mais gerais que ajudem nas análises do problema; repassar brevemente tais relações na história;  identificar e analisar as características dessas relações; e compreender suas tensões contemporâneas, em especial no caso brasileiro. O curso tem a seguinte dinâmica: aborda temas mais importantes a partir de  conceitos mais gerais. Em seguida, introduz cada tema/problema com base em suas manifestações empíricas e nas tensões e conflitos contemporâneos. E como terceiro passo apresenta tais questões vinculadas à realidade brasileira. 
DINÂMICA: aulas expositivas, trabalhos em grupos, seminários e debates. Outros recursos: eventuais filmes e palestras.
AVALIAÇÃO: 1 NOTA DE SEMINÁRIO E OUTRA DE PROVA.
REQUSITO: freqüência às aulas; leitura prévia da bibliografia, a ser usada sempre na sala. A bibliografia apresentada abaixo será utilizada durante todo o curso. Para cada tema haverá a complementação bibliográfica específica, apresentada com antecedência. Sugere-se que os livros Dicionário Crítico do Feminismo e  “O progresso das mulheres no Brasil” sejam adquiridos pelos alunos. O  segundo pode ser baixado do site indicado na referência.  Desejável: interesse pelo tema.
Programa  preliminar (sujeito a alterações eventuais):
– Apresentação detalhada do programa
-  Início da parte conceitual geral apresentação e análise de conceitos : conceitos de  Sexo, Gênero e Sexualidade;
– Continuação da aula anterior:: diferenças entre relações sociais de sexo e relações de gênero; outros conceitos interligados: Dominação e Poder
– Sexualidade e Direitos Reprodutivos: conceitos, problemas históricos, problemas atuais, realidade brasileira, relação com Religião
– Continuação do tema anterior
– Trabalho: conceitos relacionados com gênero, divisão sexual do trabalho, trabalho doméstico, problemas atuais e realidade brasileira
Continuação do tema anterior
-Educação e socialização: história , conhecimento e gênero; educação escolar: inversão, problemas atuais e realidade brasileira
– Cidadania e Direitos Humanos: conceitos, histórico e acesso a direitos, problemas atuais e realidade brasileira
– Poder,  Política e Gênero: conceitos básicos> Participação, Representação Política, Poder, Democracia. Histórico: acesso ao poder e restrições, problemas atuais e realidade brasileira
 – Continuação do tema anterior
 – Família e parentesco: conceitos, o patriarcado como conceito e como sistema; mudanças nos perfis e padrões da família, problemas atuais e realidade brasileira
 – continuação do tema anterior
 – Violência de gênero, violência doméstica, violência contra a mulher: conceitos e diferenças, problemas atuais e realidade brasileira
 – Continuação do tema anterior
Bibliografia básica (para cada tema haverá complementação bibliográfica):
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Sâo Paulo: Martins Fontes, 2001.
GIDDENS, Anthony – Sociologia. Cap. 5, 6, 7 e 13. Porto Alegre: Artmed, 2004
HIRATA, F. LABORIE, H. LE DOARÉ e ad. Senatier,   Dicionário Crítico do Feminismo. Vários conceitos. São Paulo: UNESP: 2009..
“O progresso das mulheres no Brasil 2003-2010”, vários autores. Edição: CEPIA/ONU MULHERES, 2011. Disponível no site da Cepia: www.cepia.org