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Universidade
do Estado do Rio de Janeiro
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PROGRAMA DA DISCIPLINA
1-DISCIPLINA
TÓPICOS ESPECIAIS EM
ANTROPOLOGIA XXIV - Etnologia Indígena Brasileira
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PROFESSOR: Marcos Albuquerque
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HORARIO: 2ª M3/M6
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CÓDIGO:IFCH02 10701
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CARGA HORÁRIA: 60hs
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CRÉDITO(S): 04
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PRÉ/CO-REQUISITO:
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ANO: 2013
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SEMESTRE: 02
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CENTRO:
CS
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UNIDADE:
IFCH
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CURSO:
Ciências Sociais
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DEPARTAMENTO:
DPCIS
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2-EMENTA
Etnologia Indígena Brasileira.
Conceitos e debates. Preparo para leitura crítica de etnografias e teorias da
área. Panorama da etnologia das terras baixas da América do Sul e suas
questões clássicas e atuais. Etnohistória: Sociedades indígenas e Sociedade
Nacional. Indigenismo: Estado e as formas de administração das populações
indígenas. Movimento Indígena no Brasil. Indígenas em contexto urbano.
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3-AVALIAÇÃO
A
disciplina será conduzida através da apresentação dos textos e filmes pelo
professor. Após a apresentação @s estudantes serão convidad@s a exporem suas
impressões e dúvidas sobre o texto e/ou filme.
Tod@s
@s estudantes deverão participar dos debates e leituras.
A
avaliação será realizada através de resenhas críticas e trabalho, além da
participação e frequência em sala de aula.
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4-CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
01 ª aula
Apresentação
do Curso: O que é Etnologia Indígena Brasileira?
Filme:
Terra Vermelha (108 min.). Direção: Marco Bechis.
Audição:
rap “Eju Orendive”, Bro MCs – grupo Guarani Kaiowá de hip hop. [Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=oLbhGYfDmQg]
02 ª aula
“Índios”:
categoria colonial.
TODOROV,
Tzetan. Colombo e os índios. In: TODOROV, T.
A Conquista da América. A questão do outro. SP: Martins Fontes, 1996.
RAMOS, Alcida
Rita. “Revisitando a etnologia à brasileira”. In: MARTINS, Carlos Benedito
(org.). Horizontes das ciências sociais no Brasil: antropologia. São
Paulo,
ANPOCS,
2010, pp. 25-49.
I Parte:
Sincronia
03 ª aula
LÉVI-STRAUSS, C. (2001). Tristes
Trópicos. Tradução de Rosa Freire d`Aguiar. São Paulo: Companhia das
Letras.
PASSETTI, Dorothea Voegeli. Lévi-Strauss,
antropologia e arte: minúsculo - incomensurável. São Paulo: EDUSP, EDUC,
2008.
04 ª aula
SEEGER,
A., DA MATTA, R. e CASTRO, Eduardo Viveiros de. "A construção da pessoa
nas sociedades indígenas brasileiras." In: Oliveira Filho, J.P. (org.).
Sociedades indígenas & indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero,
Pp. 11-26. 1979.
SEEGER, Anthony, 1980. Os Índios e Nós: Estudos
Sobre Sociedades Tribais Brasileiras. Ed. Campus, Rio de Janeiro. [cap. 02]
05 ª aula
CASTRO,
Eduardo Viveiros de. Arawete: Os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Ed. 1986.
CASTRO,
Eduardo Viveiros de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana
[online]. 1996, vol.2, n.2, pp. 115-144.
06 ª aula
CLASTRES, P. “A Sociedade Contra o Estado”. In: Clastres,
P. A sociedade contra o Estado. Tradução de Theo Santiago. São Paulo: Cosac
Naify.
CLASTRES, P. “Da tortura nas sociedades primitivas”.
In: Clastres, P. A sociedade contra o
Estado. Tradução de Theo Santiago. São Paulo: Cosac Naify.
II Parte:
Diacronia
07 ª aula
OLIVEIRA,
Roberto Cardoso de. O índio e o mundo dos brancos: a
situação dos Tikuna do alto Solimões, São Paulo, Difel, 1967.
RIBEIRO,
Darcy. Os Índios e a civilização. A integração das populações indígenas no
Brasil moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
08 ª aula
OLIVEIRA, João Pacheco de.
(1988). "O Nosso Governo":
Os Ticuna e o Regime Tutelar. São Paulo: Marco Zero. [cap 01]
09 ª aula
BARTH, Fredrik. (1998). Grupos Étnicos e suas Fronteiras. In:
Poutigrat, Philippe e Streiff-Jenart. Teorias da Etnicidade. São Paulo, Editora da
UNESP.
OLIVEIRA,
João Pacheco de. Uma etnologia dos "índios misturados"? Situação
colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, Rio de Janeiro, v.
4, n. 1, Apr. 1998.
10 ª aula
BARRETO
F°, H.T. 1996 "O Governo dos índios numa perspectiva
antropológica", Anuário Antropológico/95, Rio de Janeiro, Tempo
Brasileiro.
SOUZA LIMA, Antonio Carlos. “Povos Indígenas no Brasil contemporâneo:
de tutelados a organizados?” In: SOUSA, Cassio Noronha Inglez de; ALMEIDA,
Fabio Vaz Ribeiro de; SOUZA LIMA, Antonio Carlos de & MATOS, Maria Helena
Ortolan, orgs. Povos indígenas: projetos e desenvolvimento, II. Brasília:
Paralelo 15, GTZ; Rio de Janeiro: LACED, 2009, pp. 15-50.
11 ª aula
OLIVEIRA,
João Pacheco de. (1999). A problemática dos índios misturados. In: Ensaios
em antropologia histórica. Rio de janeiro: Editora UFRJ.
LIMA,
Antonio Carlos de Souza. “Um olhar sobre a presença das populações nativas na
invenção do Brasil”. Em: SILVA, Aracy Lopes da & GRUPIONI, Luís Donisete
Benzi (orgs.). A Temática Indígena na Escola. BSB: MEC/MARI/UNESCO,
1984.
III
Parte: Indígenas em Contexto Urbano
12 ª aula
NUNES, Eduardo Soares. Aldeias Urbanas ou Cidades
Indígenas? Reflexões sobre Índios e Cidades. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p.
9-30, jan./jun. 2010.
13 ª aula
ANDRELLO,
Geraldo. 2006. Cidade do Índio. Editora da UNESP,ISA/NuTI. [capítulo a escolher]
14 ª aula
ALBUQUERQUE,
Marcos Alexandre dos Santos. O regime imagético Pankararu (tradução
intercultural na cidade de São Paulo). Tese de Doutorado / PPGAS / UFSC,
2011. [introdução].
15 ª aula
Discussão
dos Trabalhos Finais*
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O trabalho final é de temática livre, porém deve ser redigido em diálogo com
os temas do curso. Entre 15-20 laudas.
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