Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Eletiva 2013/2






Descrição: C:\Trabalhos\logos UERJ\uerj preto.bmp
Universidade do Estado do Rio de Janeiro


PROGRAMA DA DISCIPLINA


1-DISCIPLINA

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA XXIV - Etnologia Indígena Brasileira
PROFESSOR: Marcos Albuquerque
HORARIO: 2ª M3/M6
CÓDIGO:IFCH02 10701
CARGA HORÁRIA: 60hs
CRÉDITO(S): 04
PRÉ/CO-REQUISITO:
ANO: 2013
SEMESTRE: 02
CENTRO: CS
UNIDADE: IFCH
CURSO: Ciências Sociais
DEPARTAMENTO: DPCIS


2-EMENTA

          Etnologia Indígena Brasileira. Conceitos e debates. Preparo para leitura crítica de etnografias e teorias da área. Panorama da etnologia das terras baixas da América do Sul e suas questões clássicas e atuais. Etnohistória: Sociedades indígenas e Sociedade Nacional. Indigenismo: Estado e as formas de administração das populações indígenas. Movimento Indígena no Brasil. Indígenas em contexto urbano.


3-AVALIAÇÃO

A disciplina será conduzida através da apresentação dos textos e filmes pelo professor. Após a apresentação @s estudantes serão convidad@s a exporem suas impressões e dúvidas sobre o texto e/ou filme.
Tod@s @s estudantes deverão participar dos debates e leituras.
A avaliação será realizada através de resenhas críticas e trabalho, além da participação e frequência em sala de aula.


4-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

01 ª aula
Apresentação do Curso: O que é Etnologia Indígena Brasileira?
Filme: Terra Vermelha (108 min.). Direção: Marco Bechis.
Audição: rap “Eju Orendive”, Bro MCs – grupo Guarani Kaiowá de hip hop. [Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oLbhGYfDmQg]
02 ª aula
“Índios”: categoria colonial.
TODOROV, Tzetan. Colombo e os índios. In: TODOROV, T.  A Conquista da América. A questão do outro. SP: Martins Fontes, 1996.
RAMOS, Alcida Rita. “Revisitando a etnologia à brasileira”. In: MARTINS, Carlos Benedito (org.). Horizontes das ciências sociais no Brasil: antropologia. São Paulo,
ANPOCS, 2010, pp. 25-49.
I Parte: Sincronia
03 ª aula
LÉVI-STRAUSS, C. (2001). Tristes Trópicos. Tradução de Rosa Freire d`Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras.
PASSETTI, Dorothea Voegeli. Lévi-Strauss, antropologia e arte: minúsculo - incomensurável. São Paulo: EDUSP, EDUC, 2008.
04 ª aula
SEEGER, A., DA MATTA, R. e CASTRO, Eduardo Viveiros de. "A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras." In: Oliveira Filho, J.P. (org.). Sociedades indígenas & indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero, Pp. 11-26. 1979.
SEEGER, Anthony, 1980. Os Índios e Nós: Estudos Sobre Sociedades Tribais Brasileiras. Ed. Campus, Rio de Janeiro. [cap. 02]
05 ª aula
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Arawete: Os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana [online]. 1996, vol.2, n.2, pp. 115-144.
06 ª aula
CLASTRES, P. “A Sociedade Contra o Estado”. In: Clastres, P. A sociedade contra o Estado. Tradução de Theo Santiago. São Paulo: Cosac Naify.
CLASTRES, P. “Da tortura nas sociedades primitivas”. In: Clastres, P. A sociedade contra o Estado. Tradução de Theo Santiago. São Paulo: Cosac Naify.
II Parte: Diacronia
07 ª aula
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O índio e o mundo dos brancos: a situação dos Tikuna do alto Solimões, São Paulo, Difel, 1967.
RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a civilização. A integração das populações indígenas no Brasil moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
08 ª aula
OLIVEIRA, João Pacheco de. (1988). "O Nosso Governo": Os Ticuna e o Regime Tutelar. São Paulo: Marco Zero. [cap 01]
09 ª aula  
BARTH, Fredrik. (1998). Grupos Étnicos e suas Fronteiras. In: Poutigrat, Philippe e Streiff-Jenart. Teorias da Etnicidade. São Paulo, Editora da UNESP.
OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma etnologia dos "índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana,  Rio de Janeiro,  v. 4,  n. 1, Apr.  1998.
10 ª aula
BARRETO F°, H.T. 1996 "O Governo dos índios numa perspectiva antropológica", Anuário Antropológico/95, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro.
SOUZA LIMA, Antonio Carlos. “Povos Indígenas no Brasil contemporâneo: de tutelados a organizados?” In: SOUSA, Cassio Noronha Inglez de; ALMEIDA, Fabio Vaz Ribeiro de; SOUZA LIMA, Antonio Carlos de & MATOS, Maria Helena Ortolan, orgs. Povos indígenas: projetos e desenvolvimento, II. Brasília: Paralelo 15, GTZ; Rio de Janeiro: LACED, 2009, pp. 15-50.
11 ª aula
OLIVEIRA, João Pacheco de. (1999). A problemática dos índios misturados. In: Ensaios em antropologia histórica. Rio de janeiro: Editora UFRJ.
LIMA, Antonio Carlos de Souza. “Um olhar sobre a presença das populações nativas na invenção do Brasil”. Em: SILVA, Aracy Lopes da & GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (orgs.). A Temática Indígena na Escola. BSB: MEC/MARI/UNESCO, 1984.
III Parte: Indígenas em Contexto Urbano
12 ª aula
NUNES, Eduardo Soares. Aldeias Urbanas ou Cidades Indígenas? Reflexões sobre Índios e Cidades. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 9-30, jan./jun. 2010.
13 ª aula
ANDRELLO, Geraldo. 2006. Cidade do Índio. Editora da UNESP,ISA/NuTI.  [capítulo a escolher]
14 ª aula
ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos. O regime imagético Pankararu (tradução intercultural na cidade de São Paulo). Tese de Doutorado / PPGAS / UFSC, 2011. [introdução].
15 ª aula
Discussão dos Trabalhos Finais*
* O trabalho final é de temática livre, porém deve ser redigido em diálogo com os temas do curso. Entre 15-20 laudas.