Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Disciplina: Tópicos Especiais em Sociologia XX IFCH 02 -6826 - Tereza Ventura

Disciplina: Tópicos Especiais em Sociologia XX   IFCH 02 -6826        

Tema: Politica cultural, cidadania e economia criativa :
aproximações conceituais e estudos de caso Rio Criativo e Sistema Firjan e campo audiovisual:


Professor responsável: Tereza Ventura.

Período: 2014/1

Horário da aula: 3ª M1/M2 e 5ª M1/M2
                                              
Objetivos (apresentação) da matéria:
Trabalhar de forma conceitual e empírica a partir de documentos e estudos de caso as politicas públicas de cultura e economia criativa.

Programa de curso :

O curso tem como proposta básica investigar as politicas de cultura vigentes e sua relação com o modelo de economia criativa divulgada a partir de uma agenda global de desenvolvimento, particularmente pelas Organizações Internacionais das Nações Unidas: UNESCO e UNCTAD.
No segundo momento será discutida a introdução desta agenda nas politicas de Estado de cultura e a sinergia conceitual e institucional com as iniciativas do projeto Rio Criativo particularmente aquelas que instrumentalizam a arte e a cultura como ativos econômicos, bens de consumo e meios de inclusão social de minorias. Resta considerar a equação entre mercado e cultura, entre os interesses econômicos e utilitários e a busca do reconhecimento simbólico cultural presente nas distintas esferas da cultura e da economia.


Referencia Bibliográfica:

IBGE.(2007). Perfil dos municípios brasileiros. Pesquisa de informação básica municipais:cultura.Rio de Janeiro.IBGE.
Relatório da Unesco. Org. nações Unidas para Educação, Ciencia e Cultura.  Nossa Diversidade Cultural
Relatório da unctad ( Org. Nações unidas para o comércio e do desenvolvimento). Economia Criativa 2010
Ministério da Cultura 2012. Plano Criatividade e desenvolvimento Secretaria de Economia da Cultura
Economia criativa Guia Introdutório Conselho Britanico 2012
Sistema firjan
Polos Criativos consultoria Selma Santiago UNESCO
FRASER, N. (2003). Justiça social na globalização: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro: 7-20
FRASER, N. & HONNETH, A. (2001). Redistribution or recognition? Philosophical exchange. London: Verso.
HONNETH, A.(1995a). The struggle for recognition: the moral grammar of social conflicts. Cambridge Polity Press.
MIGUEZ, Paulo in Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares – org.
Gisele Nussbaumer. Salvador: EDUFBA, 2007
MINC – Ministério da Cultura do Brasil. Plano da Secretaria da Economia Criativa:
políticas, diretrizes e ações, 2011 – 2014. Brasília, Ministério da Cultura:
2011.
MONTIEL, Edgar em Políticas culturais para ou desenvolvimento: uma base de
dados pára a cultura. UNESCO, Brasília, 2003.
MOURA, D. G e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos - Pl
Criatividade e desenvolvimento – planos e diretrizes
REIS, Ana Carla Fonseca (org.). Economia criativa como estratégia de
desenvolvimento. São Paulo : Itaú Cultural, 2008
Ministério da Cultura (2006) Programa cultural para o desenvolvimento do Brasil. Brasília.MINC.
_______(2007) Programa Mais Cultura. Brasilia. SAI.(Secretaria de Articulação Institucional)
/ SAI Pronasci (2010) - Lista dos Bairros dos Territórios da Paz. Brasília.
Minc/SAI .(2010). Sistema nacional de Cultura . Brasília.
PRONASCI. Portal.MJ.gov.br
__(2011) Metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília. Dezembro.
RUBIN,Antonio(org).(2008)  Politicas Culturais na Ibero-América. Salvador. DUFBA.
SEM,A.(2003).A idéia de Justiça São Paulo, Cia das Letras
Santos, Myrian. (2011) Museus , Liberalismo e Indústria Cultural. Ciências Sociais Unisinos 47(3):189-198, setembro/dezembro.
YOUNG, Iris.(2000). Inclusion and Democracy. Oxford University Press.
__           (2006).  Representação política, identidade e minorias. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n.67, São Paulo.
IBGE.(2007). Perfil dos municípios brasileiros. Pesquisa de informação básica municipais:cultura.Rio de Janeiro.IBGE.