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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tópicos Especiais em Sociologia II-- IFCH 02 -6172 - Cecília L. Mariz

Disciplina: Tópicos Especiais em Sociologia II-- IFCH 02 -6172
 (Religião e Globalização)                                                              

Curso: Ciências Sociais

Professor responsável: Cecília L. Mariz

Assistentes: Claudia Wolff Swatowiski (`Pós-Doutora) Carlos Henrique de Souza (Mestre) e Igor Accioly (Mestrando)

Período: I        Ano: 2014

Créditos: 60  horas-aula
Horário- Sexta-feira: N1/2/3/4
                                              
Objetivos:

Este curso tem como objetivo discutir questões que surgem no intercruzamento de duas grandes  temáticas: Religião e Globalização. O curso incluiu uma revisão da noção de globalização e seus desdobramentos a partir da perspectiva de alguns autores de referência, e ainda uma reflexão sobre as dinâmicas religiosas frente ao contexto de globalização. A partir de uma concepção ampla de globalização vamos refletir sobre relação entre religiões universalistas e processos globais. Também discutiremos temas relacionados à expansão de religiões em termos globais abordando, portanto questões tais como missões religiosas contemporâneas, a Teologia da Inculturação, sincretismo, ecumenismo. Será dada ênfase especial ao fenômeno que tem sido conhecido como pentecostalismo global.

Programa de curso: O curso será subdividido em três temáticas

I.                  Noções de globalização: processos históricos, globalização contemporânea, problemas da globalização
II.               As religiões universais e expansão social. As eras axiais. O cristianismo.
III.            A globalização contemporânea: expansão e missões religiosas, religiões universais e culturas locais, sincretismo, ecumenismo, pentecostalismo global.


Bibliografia: (a ser revista e enriquecida durante o decorrer da disciplina)

APPADURAI, Arjun.(1996) Dimensões culturais da globalização.Lisboa Editorial Teorema
BAUMANN, Z. (1999) Globalização: as consequências humanas. Cap.4. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura, volume I.  São Paulo: Paz e Terra.
GARCIA CANCLINI, Nestor. (2006). Culturas hibridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp.
HANNERZ, Ulf.(1997) Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana, v. 1, n. 3, p. 7-39, . (Disponível online).
MAFRA, Clara. "A Igreja Universal em Portugal". Em ORO, Ari Pedro; CORTEN, André e DOZON, Jean-Pierre (orgs.). Igreja Universal do Reino de Deus: os novos conquistadores da Fé. São Paulo, Paulinas, 2003, pp. 165-176.
_____. Na posse da palavra. Religião, conversão e liberdade pessoal em dois contextos nacionais. Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2002. 
MARIZ, Cecília. (2009) “Missão religiosa e migração: ‘novas comunidades’ e igrejas pentecostais brasileiras no exterior.” Análise Social, Lisboa.
MARIZ, Cecília. MARTIN, Eloisa. (2010) Cristianismo na América do Sul.(não publicado)
ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (Orgs.). (1997) Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997.
ORO, Ari Pedro, STEIL, Carlos A, RICKLI (org) Transnacionalização Religiosa - Fluxos e redes São Paulo: Editora Terceiro Nome.
ORO, Ari Pedro. Axé MERCOSUR. As religiões afro-brasileiras nos países do Prata. Petrópolis, Vozes, 1999

ORTIZ, Renato. (2001) Anotações sobre religião e globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.16, n. 47, p. 59-74, out. 2001.

ROBERTSON, Roland (2000) Globalização: teoria social e cultura global. Petrópolis: Vozes
ROBBINS, Joel (2008) Sobre alteridade e o sagrado em uma época de globalização. O “trans” em “transnacional” é o mesmo “trans” de “transcendente”? Revista Mana 14(1): 119-139, 2008
ROCHA, Cristina; VASQUEZ, Manuel. (Ed.) The Diaspora of Brazilian Religions. Leiden: Brill, 2013. (textos traduzidos para português)
SWATOWAKI, Claudia W.  (2013) Novos cristãos em Lisboa Rio de Janeiro Garamond

VELHO, Otávio (997) Globalização e antropologia da religião Revista Mana 3(1):133-154, 1997