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sábado, 28 de fevereiro de 2015

                                     PROGRAMA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA I ( 2015.1)



EMENTA

O curso abordará dois autores clássicos da sociologia - Karl Marx e Alexis de Tocqueville - procurando situá-los nas origens intelectuais da disciplina. Examinaremos as contribuições originais de cada autor a respeito do sentido e do alcance da liberdade e da igualdade na modernidade. Dessa forma, faremos dialogar as concepções de Marx e de Tocqueville sobre os elementos e processos que estruturam a sociedade moderna, bem como sobre o caráter e a dinâmica das mudanças sociais nessas sociedades.

OBJETIVOS
GERAL:
Apresentar aos estudantes as origens intelectuais da disciplina Sociologia.
ESPECÍFICOS:
Levar os estudantes a compreenderem a relação entre o pensamento social e o contexto histórico e intelectual de sua formulação.
Levar os estudantes a compreenderem os elementos e processos que estruturam a sociedade moderna e a dinâmica das mudanças sociais nessas sociedades a partir de diferentes angulações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA

UNIDADE I - Introdução.

O tempo histórico de Marx e Tocqueville. A Europa depois da Revolução Francesa. A Revolução Americana e as revoluções de 1848. A disputa pelo sentido da liberdade e da igualdade nas sociedades modernas.

Bibliografia Básica
BEAUD, Michel. “O século das três revoluções”, História do capitalismo, de 1500 aos nossos dias. SP, Brasiliense, 1987, pp. 64/121.
BOFF, Leonardo. “Os impasses da conservação e da criação em Umberto Eco. Uma reflexão sobre um desafio de ontem e de hoje”, Comunicações do ISER, ano 4, n. 13, março de 1985, pp. 22/30.
PESSANHA, J. A “Filosofia e teologia numa epopéia policial da Idade Média”, Comunicações do ISER, ano 4, n. 13, março de 1985, pp. 8/21.

Bibliografia Complementar
HOBSBAWM, Eric J. "As Revoluções", A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977, pp. 127/149.
NISBET, Robert. La formación del pensamiento sociológico, vol. 1. Buenos Aires, Amorrotu Editores, 1990, pp. 15/67 (1ª parte: "Ideas y contextos").


UNIDADE II - Karl Marx (1818-1883) - A sociedade moderna como capitalismo: da crítica do Estado democrático-burguês à crítica da economia política.

A emancipação política como alienação: o cidadão como contraface do indivíduo egoísta. Os temas do ser individual e do ser genérico. A emancipação humana como obra do proletariado. A sociedade como modo de produção e as condições de sua reprodução. Da alienação política à alienação econômica. Produção de valores de uso subsumida à valorização do capital. Estado e ideologia em sociedades capitalistas. Revolução política e revolução econômico-social. Da esfera das necessidades ao reino da liberdade: a emancipação humana.

Bibliografia Básica
- MARX, Karl. (1844), A Questão Judaica. Rio de Janeiro, Achiamé, s/d.
- MARX, K. e ENGELS, F. (1845), A Ideologia Alemã. Lisboa, Editorial Presença, 1975, pp. 15/60.
- MARX, K. (1859), “Prefácio a Contribuição à Crítica da Economia Política” in MARX e ENGELS. Textos, vol.3. São Paulo, Edições Sociais, 1975, p. 300/303.
 - MARX, K. (1849), “Trabalho Assalariado e Capital” in MARX e ENGELS. Textos, vol.3. São Paulo, Edições Sociais, 1975, pp. 60/82.
- MARX, K. e ENGELS, F. (1848), "Manifesto do Partido Comunista" in MARX e ENGELS, Textos. vol.3. São Paulo, Edições Sociais, 1975, pp. 21/47.

Bibliografia Complementar
- MARX, K. (1871), "Manifesto do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores sobre a guerra civil na França", in MARX e ENGELS, Textos, vol 1. São Paulo, Edições Sociais, 1975, pp. 180/219.
- ENGELS, F. (1895), "Introdução a 'As lutas de classe na França de 1848 a 1850" in MARX e ENGELS, Textos, vol. 3. São Paulo, Edições Sociais, 1977, pp. 93/110.
- GIDDENS, Anthony. Capitalismo e Moderna Teoria Social. Lisboa, Editorial Presença, 1994, pp. 27/105.
- LEITE, Márcia da S. P. “Cidadania e emancipação em Marx”, Ser cidadão com qual cidadania? Um estudo sobre paradigmas da cidadania na filosofia política moderna. Dissertação de Mestrado em Ciência Política, IUPERJ, 1993, pp. 140/194.

UNIDADE III - Alexis de Tocqueville (1805-1859). A sociedade moderna como democracia.

A tendência  moderna à igualdade: hierarquias, classes e cidadania. As garantias da liberdade. Mudança social na América e na Europa. Individualismo e indiferença cívica. Associação civil, interesse bem compreendido e religião. Visões sobre a revolução. A vida política moderna. A democracia: inclinações naturais, corrupção e vícios. O despotismo na democracia. Influência da democracia sobre os costumes. As associações nas sociedades modernas.  Igualdade e concentração de poder. Bases das crenças do indivíduo nas sociedades modernas.

Bibliografia Básica
- TOCQUEVILE,  A de. (1856), O Antigo Regime e a Revolução. Brasilia, Editora Universidade de Brasilia, 1979. Livro I, cap. IV e V (pp. 60/64); Livro II, cap. X ao XII (pp. 110/122).
- TOCQUEVILE,  A de. (1834), A Democracia na América. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1977. Livo I, Introdução (pp.11-2); Livro II, Segunda Parte, cap I ao X (pp.383-406), Terceira Parte, V (436-441), XII e XIII (458-462);  XXI (485-493),  Quarta Parte, VI e VII (530-540).

Bibliografia Complementar
- TOCQUEVILLE, A. de. (1859-93), Lembranças de 1848. As jornadas revolucionárias em Paris. São Paulo, Companhia das Letras, 1991, pp. 17/45.
- ARON, R. "Tocqueville" in As etapas do pensamento sociológico. São Paulo, Martins Fontes
- JASMIN, Marcelo G. Alexis de Tocqueville. A historiografia como ciência da política. Rio de Janeiro, Acces. 1997.
- NISBET, R. La formación del pensamiento sociológico,vol. 1 e 2. Buenos Aires, Amorrortu, 1990, respectivamente pp. 146/177 e pp. 18/34; 78/85 e 130/144.
- RIBEIRO, Renato J. "A política teatral", introdução a TOCQUEVILLE, A. de, Lembranças de 1848. As jornadas revolucionárias em Paris. São Paulo, Companhia das Letras, 1991, pp. 9/16.


METODOLOGIA
Aulas expositivas, discussão de textos, debates a partir de filmes que trabalhem com as temáticas discutidas no curso.

AVALIAÇÃO
Realização de resenhas dos textos estudados, provas e participação na discussão dos textos em sala de aula.